Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
15 de Abril de 2024
Os acadêmicos de Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG, Juliano Januário e Mariana Benevides participaram do I Encontro Tocantinense de Ortopedia e Traumatologia, que ocorreu no último fim de semana, em Palmas (TO). O trabalho “Uso da técnica de Figueiredo em lesões com exposição ósseo-tendínea: Revisão de literatura” foi premiado com o 3º lugar, entre os melhores do evento.
O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Brenner Brandão, que é pioneiro no uso da técnica em Gurupi, em parceria com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Fábio Pegoraro.
A Técnica de Figueiredo é extremamente eficaz no tratamento de infecções, evitando amputações por causas infecciosas. Ela promove cobertura e proteção imediatas ao ferimento, evitando a morte tecidual subjacente e, consequentemente, amputações de membros acometidos.
Juliano Januário declarou que a participação irá agregar experiência à sua trajetória acadêmica, “Foi uma experiência magnífica e tenho certeza que será um divisor de águas para os próximos trabalhos que estamos escrevendo. A Região Norte, principalmente em Gurupi, há uma crescente taxa de lesões ortopédicas complexas, e diante disso o conhecimento de novas abordagens, como a técnica de Figueiredo, sendo ela de baixo custo, reprodutiva, só tem a agregar”, concluiu o acadêmico.
“O encontro foi ótimo, com palestrantes incríveis e com grande domínio sobre os temas. Quanto à vida acadêmica, tanto a submissão do trabalho que fala por si, quanto a oportunidade de fazer networking, trouxe muitos benefícios para a minha vida profissional, além do aprendizado com as palestras, é claro”, afirmou a estudante, Mariana Benevides.
*Com a colaboração de Nathália Costa (acadêmica de Jornalismo da UnirG)