Da teoria à prática: acadêmicos da saúde da UnirG unidos na prevenção da Dengue por meio do Projeto IUSC

09 de Abril de 2024

Os acadêmicos fazem parte do projeto "Integração, Universidade, Serviço e Comunidade - IUSC", do eixo temático Comunicação e Educação, estudantes da área da Saúde da Universidade de Gurupi - UnirG.

Por meio do Instagram, @sobredengue.gurupi, eles fornecem dicas úteis, vídeos informativos e destacam as ações realizadas no município para o combate efetivo à doença.

Este canal de comunicação se tornou uma ferramenta para alcançar um público mais amplo e promover a educação em saúde.

São acadêmicos dos cursos de: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia, que uniram tempo e esforço para aumentar a conscientização da população gurupiense sobre a Dengue e as medidas preventivas.

Além da divulgação on-line, eles distribuem cartazes e panfletos informativos em locais estratégicos da cidade, garantindo que a mensagem de prevenção chegue a todos os cantos da comunidade.

Acompanhando os agentes de endemias em suas rotinas diárias, esses estudantes ganham uma compreensão prática dos desafios enfrentados no combate à Dengue e contribuem diretamente para as ações de controle e prevenção.

A acadêmica de Medicina, Ana Clara de Oliveira Santos, explica sobre a importância de fazer parte de uma atividade como esta. “Participar de um projeto acadêmico, especialmente, dedicado à educação em saúde, tem sido uma oportunidade grandiosa de expandir nosso conhecimento teórico em um contexto prático. Mais do que simplesmente acumular conhecimento em sala de aula, estamos imersos em um ambiente dinâmico e colaborativo, que podemos realmente fazer a diferença e enxergar o impacto positivo do nosso trabalho na vida das pessoas”.

Os acadêmicos participaram de uma ação no último dia 04, em parceria com os profissionais do município em uma palestra no Centro de Ensino Médio Bom Jesus e acompanharam de perto o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias de Gurupi – ACE’s, que levam até as escolas conhecimento sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O agente de combate a endemias, Danilo Donato, falou sobre a atividade desenvolvida na escola e a importância da colaboração dos acadêmicos em relação ao tema.

“A palestra foi ministrada para os alunos da 1ª série do ensino médio. Nós orientamos sobre os sintomas, tratamento, cuidados e prevenção. Divulgamos materiais informativos sobre como não deixar água parada no quintal e evitar a proliferação do mosquito. E já firmamos uma parceria para que os universitários possam falar nas palestras sobre o que acontece no nosso corpo quando contraímos a doença, a parte mais técnica da medicina, o que vai contribuir para o entendimento dos jovens em Gurupi”, enfatizou Danilo Donato.

Por meio da colaboração entre universidade, serviço, e comunidade, o projeto IUSC, fortalece os laços entre a academia e a sociedade, enquanto promove a saúde pública e o bem-estar de todos.

“É gratificante fazer parte deste projeto, onde a promoção e a prevenção do cuidado com os pacientes é a finalidade principal. A intenção é fazer com que a comunidade tenha mais conhecimento acerca do assunto e conscientização, reduzindo, assim, a incidência dos casos de Dengue. Estou feliz e grata por fazer parte deste projeto juntamente com meus colegas da área”, destacou a acadêmica de Medicina, Lanna Beatriz Portes Alencar.

O compromisso dos acadêmicos é um reflexo de como a informação e o conhecimento faz parte da construção de uma comunidade mais saudável e resiliente.

Para acompanhar o trabalho do projeto IUSC desenvolvido pelos universitários, acesse o Instagram @sobredengue.gurupi e compartilhe as informações.

(Texto: preceptor da atividade integradora do IUSC e jornalista Francisco Donato)

(Edição: Giselli Raffi - Ascom)

(Fotos: arquivo pessoal IUSC)