Residentes participam de capacitação sobre o Programa HIV-Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis

05 de Abril de 2024

Começou na manhã de hoje, 05, uma formação sobre o Programa AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) destinada aos residentes da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional Integrada à Família e Comunidade da Universidade de Gurupi – UnirG. A capacitação será realizada ao longo de quatro encontros, durante o mês de abril, no auditório da Policlínica de Gurupi.

A capacitação está sendo ministrada pela médica, Drª Virgínia Ayee, que atua no Serviço de Assistência Especializada (SAE) há cerca de 25 anos. “O SAE atua no atendimento a pacientes com HIV, AIDS, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Crônicas (B e C). Nesse serviço atuam médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e técnicos em Enfermagem, o que permite um atendimento ampliado ao paciente, conforme as necessidades de cada pessoa. A capacitação de mais profissionais sobre esse serviço é de grande importância para a melhoria do atendimento prestado à comunidade”, disse a Drª Virgínia.

“Serão abordados o manejo clinico a ser feito na Atenção Primária e como devem ser feitos os encaminhamentos aos pacientes para o SAE. Vamos discutir casos clínicos e montar fluxogramas, com base na realidade do nosso Município, como uma sugestão a ser direcionada à Secretaria de Saúde de Gurupi. A intenção é que os residentes também sejam multiplicadores desse conhecimento para os demais profissionais da área da saúde de Gurupi”, disse a Coordenadora da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UnirG, Drª Marcela de Souza Sotto Mayor.

O SAE é referência para os 18 municípios da região sul do Tocantins. O atendimento ao paciente é feito por meio de demanda espontânea ou por meio de encaminhamento feitos pelas Unidades Básicas de Saúde e outros serviços.