Pró-reitora da UnirG participa de Seminário Nacional sobre a extensão e os desafios e as perspectivas da saúde para o SUS

04 de Abril de 2024

A convite do Ministério da Saúde – MS, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES, a pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil da Universidade de Gurupi - UnirG – Proecae, Drª Mireia Bezerra, participou do I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: Desafios e Perspectivas para o SUS. O encontro ocorreu nos dias 02 e 03, e reuniu representantes de Instituições de Saúde e de Educação de todo o país, em Brasília (DF).

O objetivo do Seminário é de promover reflexões sobre as necessidades de formação para o Sistema Único de Saúde - SUS e a Curricularização da Extensão, como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do SUS no contexto nacional.

Entre os presentes, participaram ainda a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e o Presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras Federais, Estaduais e Municipais, Hélder Eterno da Silveira.

Conforme a pró-reitora, o convite do Ministério da Saúde aos Pró-reitores de Extensão mostrou a valorização das ações que estão sendo desenvolvidas pelas Universidades. O intuito foi entender como as atividades extensionistas podem contribuir com o processo de formação dos acadêmicos para os SUS.

“Foi um momento de debate muito rico entre os envolvidos, entendendo que há uma necessidade de promoção e ampliação da formação e educação para o SUS. Além disso, foram discutidas estratégias de como a extensão, pesquisa e inovação podem promover essa formação e superar os desafios atendendo as singularidades regionais. Foi um momento de construção coletiva de alternativas extensionistas para o futuro de nossas instituições”, declarou Drª Mireia Bezerra.

A professora da UnirG, Anny Rossone, também participou do Seminário como coordenadora de Extensão e representante da área de saúde.

Na oportunidade foram abordados ainda, assuntos como: a formação profissional para o SUS e seus principais desafios contemporâneos; identificação das necessidades específicas de formação para o SUS, considerando as singularidades regionais do país; e marcos legais da curricularização da extensão no contexto contemporâneo.

(Fotos: arquivo pessoal)