Professora da UnirG publica pesquisa em revista internacional Environmental Research

01 de Abril de 2024

Parte dos resultados da pesquisa de Doutorado da professora e pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil da Universidade de Gurupi - UnirG – Proecae, Drª Mireia Bezerra, foi publicado recentemente na Revista Environmental Research. O estudo analisa o impacto dos resíduos de um frigorífico bovino no meio ambiente.

Segundo Bezerra, o objetivo do trabalho foi avaliar a ecotoxicidade dos processos de esgoto da empresa que trata com ácido peracético sobre Girardia tigrina (organismo bioindicador). “Isso se justifica, devido esses empreendimentos agroindustriais serem potenciais geradores de resíduos que podem afetar o meio ambiente, causando problemas de saúde a curto ou longo prazo”, destacou.

A professora disse ainda que como contribuição, o estudo auxiliou na definição de doses de ácido peracético a serem recomendadas para garantir o processo de desinfecção de águas residuárias, sem causar danos aos organismos aquáticos.

“O tratamento com desinfetantes alternativos é uma forma de proteção à saúde pública, evitando que poluentes possam ser lançados no meio ambiente sem o manejo adequado, além da possibilidade de reutilização segura da água residuária como fonte de fertilizante para o solo”, explicou a professora.

Environmental Research é uma revista multidisciplinar de ciências ambientais e engenharia que publica informações inovadoras e de alta qualidade sobre questões antropogênicas de relevância e aplicabilidade global em uma ampla gama de disciplinas ambientais, e que demonstra a aplicação ambiental no contexto do mundo real.

A revista possui fator de impacto (método usado para qualificar as revistas científicas com base nas citações recebidas por ela) 8,3 e enquadrado no extrato de qualidade A1 pelo sistema brasileiro de avaliação de periódicos Qualis/Capes.

“Realizar esta pesquisa na área de Ecotoxicologia e saneamento ambiental foi enriquecedor, especialmente, pelas soluções que o estudo pode e vai gerar para o agronegócio na área de gestão de resíduos e geração de subprodutos orgânicos”, concluiu Drª Miréia Bezerra.

Orientadores

A pesquisa foi orientada pelo professor Amadeu Mortágua Velho da Maia Soares, Doutor em Zoologia e professor catedrático do Centro de Estudos Ambientais e Marinhos da Universidade de Aveiro, Portugal. A co-orientação ficou por conta dos professores da UFT, Renato de Almeida Sarmento, Doutor em Entomologia e coordenador do primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecotoxicologia Terrestre do Brasil que se instalará no campus de Gurupi com o intuito de estudar os impactos dos agrotóxicos no solo e os potenciais efeitos adversos na saúde humana; e da Grasiele Soares Cavallini, Doutora em Química que desenvolve pesquisas na área de saneamento ambiental, voltado ao tratamento e reúso de águas residuárias.

Clique em hwww.sciencedirect.com/science/article e leia o artigo completo na revista Environmental Research.

Nova Pesquisa

Outro artigo proveniente da segunda parte da pesquisa está em avaliação pela Environmental Pollution, uma revista internacional que publica artigos de pesquisa de alta qualidade sobre todos os aspectos da poluição ambiental e os efeitos nos ecossistemas e na saúde humana.

A revista aceita submissões de alta qualidade que relatam resultados de pesquisas originais e inovadoras e contribuem com novos conhecimentos para ajudar a resolver problemas relacionados à poluição ambiental em escala regional ou global.

O periódico possui fator de impacto 8,9 e está enquadrada no extrato de qualidade A1 pelo Qualis/Capes.