UnirG realiza a VIII Mostra do Pibid na próxima semana

19 de Março de 2024

A Coordenação Institucional do Pibid - UnirG irá realizar a VIII Mostra do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid, da Universidade de Gurupi. O evento ocorrerá no dia 25, às 19h, no auditório do campus I da Instituição e contará com a participação dos bolsistas do curso de Letras vinculados ao programa, supervisoras, coordenadora de área e gestores das escolas participantes. O evento será aberto ao público em geral.

A Mostra tem por objetivo tornar público à comunidade acadêmica e social as atividades desenvolvidas pelos bolsistas no decorrer do Programa.

Segundo o coordenador Institucional do Pibid, professor Me. Alexandre Peixoto, atualmente 24 acadêmicos bolsistas são beneficiados pelo Programa. Eles desenvolvem atividades de apoio à regência e oficinas pedagógicas, além da produção de material didático e atividades lúdicas voltadas à aprendizagem.

“O programa tem por finalidade envolver acadêmicos de licenciatura à vivência escolar, auxiliando as supervisoras nas práticas rotineiras voltadas à docência. Cada acadêmico recebe do Governo Federal uma bolsa no valor de R$ 700, além das professoras que também são beneficiadas com o pagamento”, disse o coordenador.

“Participar do Programa permite ao aluno vivenciar na prática, antes da formação, as atividades rotineiras, principalmente, aquelas voltadas à docência que acontece dentro da unidade escolar. Isso permite auxiliar o acadêmico que cumprirá o estágio curricular à familiarização com o ambiente escolar”, falou Peixoto.

O Programa serve ainda como incentivo ao estudante atendendo à política de permanência no curso. “O recebimento da bolsa proporciona ao estudante a possibilidade da manutenção financeira, além de potencializar a sua formação, moldando-o para o mercado de trabalho”, completou.

Em cada grupo de oito bolsistas há um supervisor orientando os acadêmicos. Ele é a pessoa responsável de realizar as atividades e intermediar a parceria entre a Universidade e a Escola que o Pibid atende.

Atualmente, as escolas parceiras do Programa são: CEM Gurupi, Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa e Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho.

Pibid UnirG

Na UnirG, o Pibid conta com 29 colaboradores, sendo um coordenador institucional; uma coordenadora de área, três supervisoras das escolas da educação básica de Gurupi e 24 bolsistas do curso de Letras. Com exceção da coordenadora de área, que exerce trabalho voluntário, todos os demais recebem bolsas por meio da CAPES.

O Pibid é um programa do Governo Federal que concede bolsas para estudantes de licenciatura atuarem em escolas de educação básica. Os acadêmicos participantes são supervisionados por professores da rede pública e recebem formação pedagógica pela universidade, visando aprimorar a formação de alunos das licenciaturas e objetivando a qualidade da educação básica.