Março Lilás: Clínica Escola de Enfermagem promove ação dedicada a mulheres

19 de Março de 2024

Com o tema “Cuidando de você com amor” o curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG irá realizar uma ação direcionada para a saúde da mulher referente ao Março Lilás, mês de sensibilização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero. Os atendimentos serão neste sábado, 23, das 08 às 14h, na Clínica Escola de Enfermagem da Instituição.

O atendimento é gratuito e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção realizando o exame de combate ao câncer de colo uterino.

Os acadêmicos e professores do curso vão dedicar o dia para realizar palestras e roda de conversa para debater sobre o tema, consultas médicas, coleta de citológica, encaminhando para consultas ginecológicas, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A ação será realizada por acadêmicos do 5° e 6° períodos, supervisionados pela responsável técnica e enfermeira da Clínica Escola, Amanda Pinheiro e a enfermeira e preceptora, Hellen Cássia.

Segundo Amanda Pinheiro de Sousa, mais uma vez as ações têm como objetivo principal integrar os acadêmicos a realidade profissional. “É um evento importante para conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce, visto que, o câncer de colo do útero é a quarta maior causa de morte, pela doença, entre as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer”, alertou Pinheiro.

Conforme as recomendações do Ministério da Saúde, a coleta deve ser realizada em mulheres que já tenham iniciado atividade sexual, com idade entre 25 a 64 anos; a paciente esteja, pelo menos, cinco dias após o término do último ciclo menstrual; não tenha tido relações sexuais nos dois dias anteriores e ainda, não fazer uso de cremes vaginais ou lubrificantes.

A Clínica Escola de Enfermagem está localizada na Rua K Padrão (ao lado da Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso).