Liga de Oncologia cadastra doadores de medula óssea na UnirG

18 de Março de 2024

O transplante de medula óssea pode ser a única esperança de cura para vários tipos de câncer. Para aumentar o número de doadores em Gurupi, incentivar e conscientizar a população e a comunidade acadêmica sobre a importância de ser doador de medula, será realizada uma ação de cadastramento, na noite desta segunda-feira, 18, das 19h às 22h, na sala 102 A, do campus II da Universidade de Gurupi – UnirG. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade de Gurupi (Laonco) em parceria com o Hemocentro de Gurupi.

De acordo com o presidente da Laonco, o acadêmico do 3º período de Medicina, Rodrigo Brasil, “o procedimento é simples e rápido, apenas preencher um formulário com as informações pessoais e os profissionais do Hemonúcleo irão coletar uma pequena amostra de sangue para a realização de testes fundamentais para a compatibilidade do transplante”, afirmou.

O que precisa para se cadastrar

Para realizar o cadastro o interessado deve apresentar documento com foto, ter entre 18 e 55 anos, sem histórico de câncer, leucemia e doenças transmissíveis.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer - INCA, o transplante de medula óssea pode ser indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, linfomas, anemias, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, mieloma múltiplo, síndrome mielodisplásica hipocelular, imunodeficiência combinada severa, osteopetrose, mielofibrose primária em fase evolutiva, síndrome mielodisplásica em transformação, talassemia major, entre outras.

Laonco

A Liga foi criada em 2013, com o intuito principal de aprofundar o estudo da Oncologia clínica e cirúrgica. São realizados encontros e discussões no campo da Oncologia, buscando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. A Laonco é composta por 20 acadêmicos do curso de Medicina da UnirG.

O campus II da UnirG está localizado na avenida Guanabara, entre as ruas 9 e 10, Centro.