UnirG inaugura Parque Temático na nascente do córrego Água Franca na Semana Estadual da Água

18 de Março de 2024

A Fundação UnirG e Universidade de Gurupi – UnirG, realizaram na manhã da última sexta-feira, 15, a inauguração oficial do Parque Temático Água Franca. A cerimônia ocorreu no local, e a Instituição recebeu da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a licença ambiental do Parque.

Na oportunidade, foi celebrando ainda a Semana Estadual da Água e do Dia da Água da Prefeitura de Gurupi, em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST). Estudantes do ensino estadual e municipal, além da presença de gestores, servidores e professores da Instituição, representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins – UFT, autoridades e convidados também participaram da solenidade.

O Parque Temático está às margens da nascente do córrego Água Franca, que abastece a cidade de Gurupi. Ele tem uma área de preservação de 1.700m², localizada no campus I da Instituição. A preservação da nascente faz parte do Projeto Bacias Hidrográficas, executado por professores da UnirG e coordenado pela professora, Drª Nelita Bessa.

O projeto foi idealizado para proporcionar aos acadêmicos e aos professores um local para atividades ao ar livre, estimulando o uso consciente e a preservação, por meio de um contato mais próximo com a natureza, respeitando as normas ambientais.

“A parceria com a gestão estadual e municipal foram essenciais à conclusão do projeto de construção do Parque, através do convênio entre a Semarh e a UnirG, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que tem como objetivo a preservação da nascente do córrego Água Franca e a de proporcionar um espaço de estudos e convivência acadêmica”, ressaltou o presidente da Fundação UnirG.

“A união entre Governos do Estado e do Município e a Universidade é importante para fortalecer questões  relacionadas a preservação ambiental, além de transformar este espaço que servirá de laboratório de estudos aos pesquisadores, fortalecendo a pesquisa e a extensão, colaborando assim, com o desenvolvimento da região”, disse o vice-reitor.

A construção do Parque foi realizada através de captação de recursos do Governo do Estado, por meio do Projeto Bacias Hidrográficas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh/FERH.

“Viemos em Gurupi, na UnirG, entregar a licença ambiental onde por meio de convênio, com recursos do Fundo construímos o Parque Temático. Decidimos descentralizar a Semana Estadual da Água, ir a campo e levar o Plantando Água aos quatro cantos do Estado, seguindo o exemplo do nosso governador”, afirmou o secretário Marcello Lelis.

O representante da Prefeitura, secretário de Governo de Gurupi, Silvério Filho, enfatizou que, “essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Gurupi é relevante para preservação dos nossos córregos e nossas nascentes, além de contribuir com a questão do clima”.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Daniella Vitorino, disse que, “Gurupi é uma grande bacia hidrográfica, nós temos várias nascentes aqui, especialmente de três grandes córregos, o Mutuca, Água Franca e Dois Irmãos, além do Poço do Meio, apesar de não nascer em nosso município. Sem dúvida precisamos nos empenhar na preservação”, ressaltou a secretária.

O Projeto Bacias Hidrográficas é realizado por meio do convênio celebrado entre a Fundação UnirG e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh, no âmbito da Política Estadual de Recursos Hídricos/Fundo Estadual de Recursos Hídricos, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, UFT e IFTO.

Solenidade

Entre os presentes estavam o secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lellis, diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos do Tocantins, Aldo Azevedo, presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, representando a reitora, Drª Sara Falcão, vice-reitor Drº Jeann Brunno Ferreira, representando a Prefeitura de Gurupi,  secretário de Governo de Gurupi, Silvério Filho,  secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Daniella Vitorino.

A solenidade contou ainda com a posse dos novos membros do Comitê para o mandato (2024-2028), tendo como presidente a Drª Maria Cristina Bueno Coelho. O plantio simbólico de mudas de espécies nativas do Cerrado na APP da Nascente do Córrego Água Franca também fez parte da programação.

Plantando Água

O projeto Plantando Água do Centro de Referência de Áreas Degradadas do Estado do Tocantins - CRAD, tem o objetivo de promover a sensibilização da população em relação às questões da água e do meio ambiente, mantendo o foco na educação para gestão deste recurso natural e sua sustentabilidade.

Neste ano, no período de 11 a 22 de março, a Semarh juntamente com seus parceiros, vai levar o Dia de Campo do Plantando Água a quatro municípios, Ananás, Gurupi, Almas e Palmas. A Semana Estadual da Água no Tocantins foi instituída pelo Governo do Estado, por intermédio da Semarh, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Giselli Raffi - Ascom/UnirG

Colaboração texto e fotos: Cleide Veloso/Semarh Governo do Tocantins