UnirG celebra 39 anos com cerca de 150 mil atendimentos à comunidade, em 2023

12 de Março de 2024

Criada há quase quatro décadas, a Universidade de Gurupi – UnirG, completa mais um ano com o número expressivo de atendimentos gratuitos à comunidade. Com muitas histórias inspiradoras para contar ao longo de 39 anos, a Instituição tem muito o que comemorar.

Quando foi fundada, em 15 de fevereiro de 1985, pelo pai da atual prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o então prefeito Jacinto Nunes, a Fundação Educacional de Gurupi - FEG oferecia apenas dois cursos: Direito e Pedagogia. A chegada de uma Instituição de Ensino Superior na cidade foi recebida como uma revolução educacional, que trouxe o desenvolvimento e novos moradores. Pessoas de várias cidades, especialmente do Norte Goiano, encontraram em Gurupi uma grande oportunidade de qualificação profissional.

De lá para cá, a UnirG cresceu e demonstrou solidez, história e tradição. A mudança de faculdade para Centro Universitário e a conquista do título de primeira Universidade exclusivamente tocantinense, foi um marco para a História da Educação Superior no Tocantins.

A oferta de cursos nas áreas da saúde, educação e sociais aplicadas promove a formação de profissionais, mas também a oferta de serviços para a comunidade. Apenas em 2023 foram realizados aproximadamente 150 mil atendimentos gratuitos, nas Clínicas-Escolas de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia; no Ambulatório de Saúde Comunitária; no Programa Vida Saudável do curso de Educação Física e ainda no Núcleo de Práticas Jurídicas de Direito, Centro de Inovação em Negócios, entre outros serviços prestados pela Instituição.

O intuito dos estágios de todos dos cursos da UnirG é estabelecer uma conexão entre a comunidade interna e externa, promovendo troca de experiências.

As diversas ações contribuíram com a promoção do desenvolvimento social e da perspectiva da qualidade de vida dos moradores e Gurupi e região.

O vigilante Jerônimo de Abreu recebeu atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia e falou sobre a representatividade da UnirG na sua família. “A UnirG tem uma grande importância na minha vida. Sou servidor da casa, há mais de 16 anos exerço a minha profissão. Minha filha formou-se em Medicina aqui e sou grato pela conquista dela, pois sei da importância do serviço comunitário prestado pelos acadêmicos e pela Instituição. Estou com 66 anos e receber atendimento gratuito para a recuperação e manutenção da minha saúde, me alegra ainda mais por fazer parte dessa história”, comentou o servidor.

A dona de casa, Carla Alencar, também destacou o trabalho prestado pela UnirG. Ela disse que sempre procura os serviços da Universidade para recuperar a saúde. “Às vezes, tenho lesões que me impedem de realizar minhas atividades em casa. Na Clínica de Fisioterapia eu já fiz Pilates, correção postural e agora estou fazendo sessões para recuperar uma lesão na panturrilha. O atendimento é ótimo, os professores acompanham os estudantes e eu só tenho a agradecer pelo excelente atendimento oferecido”, disse.

Desenvolvimento regional

Para a reitora, Drª Sara Falcão, a UnirG tem uma grande importância para o desenvolvimento local e também de todo o Estado. “Aqui vemos vidas sendo transformadas, que chegam com o sonho de mudança e de realidade pela educação. Juntos produzimos conhecimento, inovação e tecnologia por meio do ensino, pesquisa e da extensão, garantindo o desenvolvimento social, econômico e educacional de uma região que se tornou uma potência. Somos a capital do conhecimento pois a UnirG mudou a realidade da região sul do Tocantins”, disse a reitora.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, acrescentou que estar à frente de uma Instituição grandiosa como a UnirG, o enche de orgulho e satisfação. “É um privilégio para Gurupi e para o Tocantins ter uma Universidade, exclusivamente, municipal que atende toda a região sul do Tocantins. Ela é a mola propulsora de toda a região, que se expandiu para o Vale do Araguaia, com planos de seguirmos para outras cidades do Estado”, afirmou.

Miranda disse ainda que a presença da UnirG contribui com a mudança da paisagem de uma região, a exemplo, de Gurupi. “A Instituição está entrelaçada com as famílias, a maior parte delas tem um ente que se formou aqui fazendo parte da história profissional da população, impactando com o desenvolvimento regional”.

Além disso, a UnirG atua também na prestação de serviços. A partir dos estágios e projetos de extensão realizados pelos cursos, os alunos colocam em prática aquilo que aprenderam em sala de aula, sob a supervisão de professores.

Ao assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento em Gurupi – UPA/24h, a Instituição também contribui com o Poder Público Municipal na melhoria da qualidade do serviço em saúde, ao mesmo tempo em que os acadêmicos contam com mais um local para a prática de estágios.

“A experiência oferece uma formação mais completa aos futuros profissionais. A população também recebeu uma Unidade mais estruturada, com a chegada de novos profissionais que atendem à demanda local”, acrescentou o presidente.

A implantação do campus da UnirG em Paraíso do Tocantins, em 2021, também foi outro grande passo, que fortalece a presença no cenário educacional do Norte do País.

A Instituição representa muito para a região sul e para todo o Tocantins. “São abertas vagas de emprego, capacitação da comunidade e ampliação da oferta de serviços. Especialmente na área da saúde, a chegada de professores e profissionais com formações ainda não disponíveis na rede pública, contribui para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade. Essa é a transformação que iremos levar para outras cidades com a nossa expansão”, concluiu o presidente da Fundação UnirG.