Programa Acolhe Mais é implantado para acompanhar os novos acadêmicos da UnirG

11 de Março de 2024

“Acolher e acompanhar os ingressantes dos cursos de Graduação, desenvolvendo ações que promovam escuta ativa e atuem na resolução de questões que comprometam rendimento acadêmico e permanência na Universidade” é o objetivo do Programa Acolhe Mais, em implantação na Universidade de Gurupi – UnirG, pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil – Proecae.

A equipe multiprofissional da Assistência Estudantil da Proecae realizou uma série de reuniões para apresentar e discutir as diretrizes do Programa Acolhe Mais e as ações que serão desenvolvidas durante o semestre. A equipe é formada pela coordenadora, a enfermeira e professora Ma Gisela Daleva, a psicóloga Janaína Scherer e a assistente social e professora Dra. Herta Ribeiro.

De acordo com a professora e assistente social, Dra. Herta Ribeiro, da equipe de implantação do projeto, “reunimos no dia 06, com as equipes do Atendee, dos campi Paraíso e Gurupi, que partilharam experiências de acompanhamento e acolhimento aos alunos. Na oportunidade foram apresentados também, os resultados do Projeto PsicoOn, que promove acolhimento aos acadêmicos de Paraíso”, afirmou.

Na última sexta, 08, foi realizada a reunião com a participação das coordenações de todos os cursos do campus Gurupi. “O encontro resultou no acordo para que as ações sejam realizadas em parceria com as coordenações de cursos e, posteriormente, com representantes estudantis”, frisou Dra. Herta.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, a professora Dra. Mireia Bezerra, “a necessidade de pensarmos o acolhimento na Universidade conecta-se com as expectativas do aluno ingressante, que ao iniciar um processo muitas vezes sonhado de formação no ensino superior, depara-se com inúmeros desafios. Serão novas experiências, ritmo de estudo intenso e às vezes, concomitante a uma jornada de trabalho extenuante. Há percursos necessários, mas também percalços, estabelecidos a partir de novas rotinas e demandas”, comentou.

A Dra. Herta Ribeiro complementou: "É importante compreender ainda que a forma como os acadêmicos integram-se ao contexto do ensino superior faz com que eles estabeleçam caminhos futuros para o aproveitamento da universidade para seu desenvolvimento no que diz respeito à formação profissional, mas também o que diz respeito ao seu desenvolvimento psicossocial”.