Programa de Residência Multiprofissional da UnirG acolhe ingressantes

01 de Março de 2024

Nesta sexta-feira, 01, foi realizada a solenidade de acolhimento aos  ingressantes do programa de Residência Multiprofissional Integrada à Família e Comunidade da Universidade de Gurupi - UnirG. A aula inaugural ocorreu no campus II da instituição, onde foram apresentados preceptores, tutores, coordenadores e residentes.

No último processo seletivo, o Programa ofertou vagas para duas novas especialidades: Farmácia e Psicologia, além das vagas para Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia, que já integravam a Residência Multiprofissional. Ao todo foram oferecidas 10 vagas.

A Ma. Janne Marques Silveira, uma das responsáveis pela implantação do Programa na UnirG, afirmou que a Residência é firmada em 3 pilares: ensino, serviço e comunidade, “O objetivo desta pós-graduação é formar profissionais aptos para atuarem no SUS. O ensino fica com a universidade, na parte pedagógica, o serviço é onde os profissionais vão se aprimorar em contato com a comunidade, porque estarão diretamente ligados às Unidades Básicas de Saúde”, declarou Silveira.

“Para os profissionais, a residência possibilita um olhar diferente para a saúde pública, esse olhar multidisciplinar. Nós proporcionamos a vivência na prática, e a parceria direta com a Secretaria Municipal de Saúde possibilita a solução de demandas do município. Já para a comunidade, ela só tem a ganhar com profissionais capacitados”, destacou a coordenadora de Residência Multiprofissional, Ma. Florence Lainscek.

A residente de farmácia, Hávila Clycia, falou da sua satisfação em ingressar na Residência Multiprofissional “Estou muito feliz por participar desse programa, tenho certeza que será um divisor de águas para mim como profissional da área da saúde e também para a comunidade”, disse a residente.

As atividades dos residentes nas Unidades Básicas de Saúde deve ter início na próxima segunda-feira, 04.