Presidente da Unirg, Thiago Piñeiro Miranda, é agraciado com a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo em sessão solene na Assembleia Legislativa

01 de Março de 2024

A Comenda Ordem do Mérito do Legislativo, criada através da Resolução nº 235/2003, é destinada a agraciar personalidades que tenham merecido a gratidão e a admiração do povo do Estado do Tocantins, pela relevância dos serviços prestados, se distinguindo no exercício de suas profissões e constituindo exemplos para a coletividade, e ainda, que tenham contribuído nas ações para a promoção da dignidade humana, nos mais diversos campos.

Tal Comenda foi recebida pelo Dr. Thiago Piñeiro Miranda na tarde desta quinta-feira, dia 29/02/2024, durante a Sessão Solene em Comemoração aos 35 anos do Poder Legislativo.

Jurista renomado no campo do direito público, sua trajetória acadêmica e profissional é repleta de realizações, sendo sócio fundador do Escritório Helio Miranda, Filhos e Advogados Associados, é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, e traz consigo uma bagagem de especializações, incluindo Direito Constitucional, Ciências Políticas, Estudos de Política e Estratégia, Direito Eleitoral, Direito Civil e Processo Civil.

Atuou como docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, e sua dedicação à educação vai além das salas de aula, pois também desempenhou papéis junto ao Ministério Público do Tocantins durante 14 anos, como Assessor Jurídico de Procurador de Justiça e Assessor Jurídico do Corregedor Geral de Justiça, e hoje está à frente da Fundação UNIRG, mantenedora da Universidade de Gurupi, Casa de Cultura, Rádio Unirg FM, e da UPA 24 horas de Gurupi.

O Deputado Eduardo do Dertins, autor da indicação, se pronunciou: “Hoje é um dia muito especial para mim, não só por estar homenageando o filho do meu grande amigo Helio Miranda, mas por estar vendo que valeu a pena ter vindo para o Estado do Tocantins ajudar a construir o Estado mais novo da federação. Thiago Piñeiro Miranda, faz parte da segunda geração dos pioneiros, que é composta por nossos filhos. Por vezes me pego olhando a minha filha Caroline e o meu filho Gustavo e muitos outros filhos de amigos que escolheram o Estado do Tocantins para morar e vejo que valeu a pena. Temos excelentes profissionais que cresceram e estudaram no Tocantins e hoje estão contribuindo com o crescimento e desenvolvimento do Estado.”

O Deputado Eduardo do Dertins ainda destacou em seu pronunciamento: “Thiago Miranda tem uma conduta exemplar na sua profissão, usando do bom Direito para contribuir para o desenvolvimento e crescimento do Tocantins. Depois de ter passado por 14 anos de atuação no Ministério Público, assumiu a UnirG desempenhando um trabalho muito importante para o Estado. Ele sobremaneira, colocou a UnirG em posição de destaque, utilizando-se de convênios e parcerias que têm como objetivo comum garantir o desenvolvimento social, educacional e econômico do Tocantins”.

Sua gestão à frente da Unirg é marcada pela valorização dos servidores, com investimentos em estrutura e pesquisa, garantindo assim mais conforto e segurança para os colaboradores, alunos, e para a população que é atendida pela instituição nos diversos campos de estágios. Além disso, colocou em dia todas as progressões e recomposições salariais dos servidores que estavam em atraso.

Seu desempenho também foi reconhecido pela Câmara Municipal de Gurupi, que lhe homenageou com uma Moção de Aplausos, bem como lhe atribuiu o título de Cidadão Gurupiense, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Outras personalidades relevantes para o desenvolvimento do Tocantins também foram homenageadas na solenidade, transmitida  pelo canal da  TV –AL, no YouTube.