Serviço Escola de Psicologia divulga balanço de atendimentos em 2023

06 de Fevereiro de 2024

Os acadêmicos do Serviço Escola de Psicologia - SEPsi da Universidade de Gurupi - UnirG, realizaram no ano passado, aproximadamente 9 mil atendimentos à comunidade. O serviço é gratuito e o SEPsi conta com instalações adequadas para o desenvolvimento de atividades práticas na área da Psicologia.

De acordo com a coordenadora de estágio, Ma. Dulcimara Moraes, o SEPsi tem por objetivo a prática clínica e o aprendizado dos acadêmicos do curso de Psicologia, para complementação do aprendizado. Os estudantes são supervisionados por professores com experiência na área clínica, desenvolvendo um trabalho relevante para toda a população de Gurupi, unindo pesquisa, ensino e extensão.

“Para a comunidade o serviço ofertado torna-se uma grande contribuição, pois oferecemos atendimento ao público gratuitamente em várias modalidades de atendimento, tanto para Gurupi quanto para as cidades circunvizinhas”, disse  Moraes.

Para a acadêmica do 9º período do curso, Ana Carolina Cabral, o SEPsi, tem um papel muito importante tanto na vida dos acadêmicos, quanto para a comunidade. “É a chave para ajudar várias pessoas que estão com a saúde mental e emocional instáveis, possibilitando acolhimento e escuta ativa. A prática também auxilia e prepara os acadêmicos para a vida profissional, sobre a ética, responsabilidade e empatia ao próximo”, declarou a acadêmica.

No Serviço Escola são trabalhadas atividades interdisciplinares, que promove a interação com outros cursos da UnirG, além, de parcerias com outras instituições, como: Unidade de Pronto Atendimento - UPA; Unidades Básicas de Saúde; Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ; Casa de Prisão Provisória - CPP; UTI e Obstetrícia do Hospital Regional de Gurupi; Instituto Federal do Tocantins - IFTO.

O SEPsi oferta as seguintes modalidades de atendimento: Triagem, Aconselhamento psicoterápico, Psicodiagnóstico, Psicoterapia individual, adulto e idoso, Psicoterapia em grupo, infantil e adolescente, além do Plantão psicológico.

Os atendimentos retornam na segunda quinzena de fevereiro, após feriado de carnaval, com o horário de funcionamento das 08h às 18h. O interessado em fazer agendamento deve entrar em contato pelo telefone (63) 3612-7717 (WhatsApp).

O SEPsi está localizado na avenida Guanabara, esquina com a rua 9 (campus II), centro.

(Texto: acadêmica do 7º período de Jornalismo - Nathalia Costa)