Semana de Planejamento da UnirG será realizada em novo formato

12 de Janeiro de 2024

Os professores da Universidade de Gurupi – UnirG participarão de 23 a 26 de janeiro da Semana de Planejamento Pedagógico da Instituição. A programação será no bloco D, do campus Jacinto Nunes da Silva e esta edição será voltada ao planejamento de ações para o primeiro semestre.

“Diferente as edições anteriores em que a Semana também utilizava boa parte da carga horária para formação, neste semestre serão ofertadas duas grandes palestras e a maior parte do evento será dedicada aos planejamentos dos cursos de graduação”, relatou a assessora pedagógica da Prograd, Maria Leci.

A assessora destacou ainda que “durante o ano, haverá o desenvolvimento do Programa de Formação Continuada, com palestras, oficinas e minicursos entre outros, com carga horária de 4 horas distribuídas em cada mês. Já na abertura dos semestres, como agora, o espaço passa a ser voltado ao planejamento, para ações do Ensino, Pesquisa e Extensão”, pontuou.

Palestras

No dia 23, às 19h, no auditório do bloco D, será realizada a palestra de abertura “É possível ser um bom professor? A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, Dr Luiz Siveres, de Brasília – DF.

Siveres é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília e o desenvolvedor da Pedagogia Alpha. Ele é doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 2017, participou de um estágio sobre o Diálogo, na Universidade da Filadélia – EUA.

Já no dia 24, às 8h, haverá o Momento com os gestores (Reitoria, Pró-Reitorias e coordenações de curso e de estágio), quando o palestrante Dr. Luiz Síveres abordará “Pedagogia Alpha: A relação entre presença, proximidade e partida”.

Ainda no dia 24, às 19h, Gustavo Hoffman, de Belo Horizonte - MG, falará sobre “O ensino superior do século XXI” pelo Google Meet. A atividade será por áreas, distribuídas nas salas 001 D: Área Humanas, 002 D: Área Sociais, 003 D: Área Saúde, Sala em Paraíso – Curso de Medicina.

Gustavo Hoffman é diretor do Grupo A Educação/Plataforma A e responsável por projetos de consultoria no Brasil e na América Latina. Ele é fellow pela universidade de Harvard (Laspau), na qual estudou metodologias ativas de aprendizagem, ensino híbrido e sala de aula invertida.  Hoffman faz parte do Comitê Gestor do Consórcio Sthem Brasil, que capacita professores para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e articulista da Revista Linha Direta.

Durante o evento, haverá ainda a Exposição de trabalhos da disciplina Integração, Universidade, Serviço e Comunidade – IUSC

Confira a programação completa AQUI

Os docentes que atuam em 40 horas na Universidade, deverão participar de dois turnos da programação. Já os professores de 20 horas, podem vivenciar as atividades em apenas um turno.

As inscrições para as palestras serão disponibilizadas na Plataforma IOW.