CrediUnirG é ampliado e passa a conceder bolsas de estudo integrais na UnirG

29 de Dezembro de 2023

A comunidade de Gurupi terá acesso a benefícios inéditos para conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior na Universidade de Gurupi – UnirG. A partir do primeiro semestre de 2024, o Programa de Crédito Educativo da Fundação UnirG – CredUnirG irá conceder bolsas de estudo integrais para pessoas com deficiência, servidores e atletas da UnirG. Também serão ofertadas bolsas para o curso de Medicina, destinadas a estudantes de baixa renda.

A Lei Municipal nº. 2.700 foi sancionada pela Prefeita Josi Nunes e publicada no Diário Oficial na última terça-feira, 26 (para ler o documento clique aqui).

“Ao facilitarmos o acesso ao CredUnirG, estamos abrindo portas para que mais pessoas realizem seus sonhos de fazerem um curso superior. Essas mudanças refletem nosso empenho contínuo em fortalecer a base educacional de Gurupi e promover oportunidades para todos os cidadãos”, declarou a Prefeita Josi Nunes.

Para o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, “é por meio de Leis como esta que a Prefeita Josi Nunes perpetua a gestão humanizada no município de Gurupi, eis que viabiliza o acesso da nossa população mais carente ao ensino superior, por meio de bolsas pelo CredUnirG. Ressalta ainda o viés humanitário da gestão, que é a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente universitário, por meio de bolsas 100% gratuitas, que os capacitam para entrar no mercado de trabalho de forma digna”.

A distribuição das bolsas ocorrerá da seguinte forma:

Bolsas para o curso de Medicina

Serão disponibilizadas cinco bolsas integrais de estudos, uma a cada semestre, para o curso de Medicina (campus Gurupi), para o aluno com melhor nota no vestibular e que atendam conjuntamente os critérios estabelecidos na Lei nº. 2.700.

O benefício é destinado a estudantes hipossuficientes, egressos do ensino médio, não portadores de diploma de curso superior e que residam em Gurupi há, pelo menos, três anos. O interessado também não pode ser beneficiário de qualquer outra modalidade de financiamento estudantil.

Pessoas com deficiência

Serão oferecidas quatro bolsas integrais de estudos, por semestre, para os cursos participantes: Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3.

O benefício também é valido para a matrícula, e os estudantes deverão ser indicados pela Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (AGAB) e pela Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (APAE Gurupi).

Para concorrer a bolsa o candidato deve possuir deficiência física e/ou intelectual leve e ter capacidade de acompanhar o curso de nível superior.

Atletas

Serão disponibilizadas 20 bolsas integrais de estudos (incluindo a matrícula), para os cursos classificados nos grupos 1, 2 e 3, para acadêmicos que forem aprovados em processo seletivo como atletas. O benefício é destinado a participantes de modalidades estruturadas, com treinos regulares e calendário de competição definidos e aprovados pela Presidência da Fundação UnirG e que sejam treinados por preceptores da UnirG.

Servidores

Será disponibilizada uma bolsa integral de estudos, por semestre, para cada um dos cursos classificados nos Grupos 1, 2 e 3, destinado ao servidor efetivo da Fundação UnirG, que obtenha a melhor classificação no vestibular.