Projeto do OPTTINS é premiado em Palmas

13 de Dezembro de 2023

O Prêmio Escola que Transforma foi entregue hoje, 13, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, para instituições de ensino e professores das escolas públicas do Tocantins, entre elas ao CEM Bom Jesus de Gurupi, com o projeto “Vozes do passado no Presente: a diversidade cultural indígena no Tocantins”. O projeto é coordenado pela equipe do Centro de Ensino e pesquisadores da UnirG e UFT, integrantes do Grupo de Pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS).

A equipe premiada foi composta pelos professores Valterlan Araújo e Matheus Barbosa, a diretora Elizabeth Gama, do CEM Bom Jesus, a professora Marcilene Araujo (UnirG) e Keyliane Leitão (UFT).

De acordo com a professora Dra. Marcilene Araujo, “as ações do projeto destacam o protagonismo do estudante, desenvolvendo metodologias que incentivam a participação colaborativa no processo de aprendizagem, transformando o contexto sociocultural dos grupos envolventes”.

A pesquisadora relata ainda que, “nas aldeias os alunos socializam interculturalmente com as práticas culturais da tradição Javae, fortalecendo a construção dos saberes de forma coletiva".

Sobre a premiação Araujo frisou: “Essa conquista estimula mais ainda o grupo a participar efetivamente das ações, com vistas a resultados mais eficazes, visando a valorização da diversidade sociocultural, além de ressaltar a importância do comprometimento com a educação e o respeito às tradições culturais.

O projeto é interinstitucional formalizado pela integração ao grupo de pesquisa do OPTTINS da Universidade de Gurupi – UnirG, consolidando uma colaboração com excelentes vantagens.

Ao vincular a disciplina Eletiva ao projeto "(Multi)letramentos – contribuições para o ensino", centrado na discussão sobre "Educação e Cultura Indígena", o grupo direcionou suas ações para o povo indígena Javaé, nas aldeias Kanuano e Boa Esperança, na Ilha do Bananal.

O Prêmio Escola que Transforma reconheceu as boas práticas a 57 projetos, em 19 modalidades, que contemplaram unidades escolares, professores e estudantes protagonistas da Pré-Escola II da Educação Infantil e da Educação Básica, pertencentes às redes municipal e estadual de Educação do Tocantins.