Pesquisadoras do OPTTINS aplicam testes de leitura e escrita para estudantes da Aldeia Canuanã

13 de Dezembro de 2023

A professora do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Edna Pinho e a estudante de Pedagogia, Joana Bezerra, realizaram ontem, 12, atividades do projeto “(Multi) letramentos: contribuições aos ensino com estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental - anos iniciais da Escola Indígena Tainá na Aldeia Canuanã”, em Formoso do Araguaia (TO). O projeto é uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS).

Foi feita a aplicação de teste de sondagem de leitura e escrita para verificação de como os estudantes estão evoluindo no processo de alfabetização. O principal objetivo é instrumentalizar pesquisadores do projeto com informações que possam contribuir para elaboração de proposta de ações para formação continuada dos docentes da escola em 2024. Além disso, esta etapa irá contribuir com a construção de recursos didáticos que atendam as demandas identificadas no processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças.

Participaram dos testes 10 estudantes e o docente indígena Ricardo Tenaxi Javaé . As atividades de aplicação do teste terão continuidade com o retorno das aulas no mês de janeiro de 2024. A meta é alcançar todos os estudantes do Ensino Fundamental matriculados na escola.

Projeto (Multi) Letramentos: contribuições ao ensino

Desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa OPTTINS - Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins, este é um projeto interinstitucional da Universidade de Gurupi – UnirG; Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); Instituto Federal do Tocantins – IFTO/Campus Gurupi e Diretoria Regional de Ensino de Gurupi na área de Educação e Cultura Indígena.

O objetivo é desenvolver um Programa de Formação Continuada para os professores que atuam na educação escolar indígena das aldeias Javaé Boa Esperança e Canuanã, a partir do trabalho integrado entre os professores de Letras, Pedagogia e Psicologia da Universidade de Gurupi, em parceria com instituições das rede federal e estadual (Educação Básica). A intenção é organizar uma proposta de ensino cultural e pedagogicamente diferenciada, pautada pela transdisciplinaridade e formação que garanta o biletramento (Javaé/português), a partir de um projeto de educação bilíngue comprometido com o respeito e o fortalecimento da identidade étnica do grupo iny Javaé.