Centro de Simulação Realística da UnirG adquire modelos que simulam intubação e parto normal

04 de Dezembro de 2023

Na manhã desta segunda-feira, 04, a coordenação do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG, recebeu cinco novos modelos simuladores de pacientes para o Centro de Simulação Realística, campus de Gurupi. A aquisição da Fundação UnirG enriquece ainda mais o acervo tecnológico da Instituição, com dois modelos que simulam intubação orotraquial, dois simuladores de parto normal e um de acesso venoso.

A UnirG que possuía seis manequins passa a disponibilizar de 11 modelos, sendo oito no campus de Gurupi e três no campus de Paraíso do TO.  Os simuladores de pacientes permitirem que docentes e alunos vivenciem situações semelhantes às que seriam possíveis em ambientes reais.

“Não temos medido esforços para a aquisição de simuladores educativos. Temos consciência que por meio da utilização da simulação, encontra-se a possibilidade de desenvolvimento do raciocínio clínico, do pensamento crítico, da problematização e da tomada de decisão em prol da segurança do paciente, com foco nas práticas de saúde”, relatou a coordenadora de estágio do curso de Medicina, campus Gurupi, Ma. Anandra Pizzolato.

O Centro de Simulação Realística é um ambiente que recria situações e técnicas que replicam situações e desafios apresentados principalmente no cotidiano de hospitais e pronto atendimentos. As áreas de conhecimento estudadas no local são: Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Semiologia e Semiotecnica.

O Centro de Simulação foi inaugurado em novembro e possui uma área de 454,26 m², composto por sala multiuso, consultórios, coordenação, salas de simulação, depósito, enfermarias, recepção, laboratório de anatomia e banheiros.