Projeto do CEM Bom Jesus é premiado em concurso estadual, apoiado pelo grupo de pesquisadores do OPTTINS

24 de Novembro de 2023

Em uma notável colaboração entre o Grupo de Pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS) e a Universidade de Gurupi – UnirG, o Centro de Ensino Médio Bom Jesus – CBJ, concorreu com o projeto “Vozes do passado no Presente: a adversidade cultural indígena no Tocantins”, que foi premiado em concurso estadual das escolas públicas. O OPTTINS é um grupo composto por pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com outras instituições educacionais.

A proposta inovadora foi contemplada com subsídios do concurso “Prêmio Escola que Transforma - 2022/2023” - destinado às Unidades Escolares, aos profissionais titulares de projetos/ações e estudantes protagonistas da Pré-Escola II da Educação Infantil e da Educação Básica, pertencentes à Esfera Municipal e Estadual de Educação do Tocantins.

O projeto premiado é associado à disciplina Eletiva do CBJ ministrada pelo professor, Me. Valterlan Teixeira Araújo. Ele destaca pela abordagem centrada no aluno, desenvolvendo metodologias que incentivam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, transformando-os em protagonistas de sua própria educação.

“Poder oportunizar aos nossos estudantes, já no ensino médio, a participar de um projeto de pesquisa com o apoio da Universidade tem um significado muito grande para o processo de ensino aprendizagem. O contato com uma nova cultura tem transformado a vida desses estudantes, tanto no aspecto educacional, quanto em novos valores humanos. Agradecemos ao grupo de pesquisa Opttins, por nos proporcionar essa grande experiência”, ressaltou o professor.

Nas aldeias os alunos envolvem com leituras e pesquisas, aprimorando os conhecimentos, como também analisam as perspectivas. Assim, contribuindo para a construção de um conhecimento coletivo e fortalecendo sua voz e protagonismo.

“A Eletiva não somente contribuiu para o meu crescimento no meio científico, mas também como pessoa, tendo o contato direto com o povo indígena e seu modo de viver. Ingressar nesse projeto abriu muitas portas para mim, principalmente, por ser aluna do ensino médio e estar prestes a entrar em uma Universidade. Sou grata pela oportunidade e pelo conhecimento adquirido”, agradeceu a estudante do CBJ, Vitória Bailão.

O Colégio estabeleceu parcerias estratégicas com professores universitários experientes em pesquisa, ampliando as possibilidades e perceptivas do grupo.

Para a professora da UnirG e líder do Grupo de Pesquisa OPTTINS, Drª Marcilene Araújo, “o reconhecimento no concurso estadual atesta, não apenas a qualidade do projeto, mas também a relevância de iniciativas que promovem a participação ativa dos estudantes e a valorização da diversidade cultural. Os membros envolvidos expressaram esperança de que essa conquista sirva como desenvolvimento para futuras colaborações e projetos, destacando a importância do comprometimento com a educação e o respeito às tradições culturais”, afirmou a Marcilene Araújo.

Esse trabalho interinstitucional foi formalizado com a integração ao Grupo de Pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS) da Universidade de Gurupi – UnirG, consolidando uma colaboração frutífera.

Ao vincular a disciplina Eletiva ao projeto "(Multi)letramentos – contribuições para o ensino", centrado na discussão sobre "Educação e Cultura Indígena", o grupo direcionou suas ações para o povo indígena Javaé, nas aldeias Kanuano e Boa Esperança, na Ilha do Bananal.

Leia também: Grupo de pesquisa sobre os povos tradicionais realiza ação em escola de Gurupi