Professor da UnirG é palestrante no Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line

10 de Novembro de 2023

Igor Fonseca, mestre em Odontologia e professor do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG, campus Paraíso do Tocantins, é um dos palestrantes do III Conbrasp. O evento ocorreu de 06 a 09 de novembro e a participação do docente, que abordou ‘O impacto de uso exagerado de fármacos”, continua disponível e pode ser acessada aqui.

“Os fármacos vêm sendo usados como o principal recurso terapêutico e a ideia é que atuem como uma medicação que melhore, principalmente a qualidade de vida das pessoas, aumentando a expectativa de vida. Teoricamente e idealmente eles deveriam impactar nessa qualidade de vida para melhorar as condições da população, de uma maneira geral”, frisou o professor”.

Igor Fonseca acrescenta que “mesmo quando são usados de uma forma racional (com bases científicas e na menor quantidade possível), pode provocar a ocorrência de eventos indesejáveis, haver efeitos colaterais e custos”.

O professor mencionou ainda que “os jovens estão entre os mais vulneráveis à automedicação. Em particular, os estudantes, devido ao maior acesso educacional e capacidade de encontrar medicamentos pela internet, são os mais propensos a se automedicar”, enfatizou.

Sobre o Congresso

O III Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line ocorre paralelo ao II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisas e Inovações em Saúde. O evento reúne profissionais, pesquisadores e estudantes engajados na promoção da saúde pública em todo o Brasil.

Participaram da programação mais de 20 profissionais com temas de grade relevância para a área da Saúde Pública. Um diferencial e vantagem do evento é o espaço aberto para a submissão de trabalhos científicos.

A programação do III Conbrasp pode ser acessada aqui