Novembro Azul: Liga de Urologia promove ação no Ambulatório da UnirG

09 de Novembro de 2023

Ricardo de Andrade, 45 anos, faz parte da estimativa de homens que buscam cuidar melhor da saúde. Com foco na prevenção, o gurupiense foi um dos participantes do evento Novembro Azul, realizado na noite desta quarta-feira, 08, no Ambulatório de Saúde Comunitária da Universidade de Gurupi – UnirG. A ação é uma realização da Liga Acadêmica de Urologia, do curso de Medicina e a gestão do Ambulatório.

“Não podemos ter preconceitos e devemos nos cuidar para evitar futuros problemas. A prevenção é importante, tendo em vista que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir melhores resultados”, afirmou Ricardo de Andrade.

Conforme dados da pesquisa “A Saúde do Brasileiro”, publicada este ano pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com o QualiBest, 83% dos homens entrevistados entendem que precisam cuidar melhor da saúde. Além disso, 88% deles relataram ir ao médico ao menos uma vez ao ano.

A ação

A atividade contou com uma palestra sobre câncer de próstata e consultas médicas com a participação dos acadêmicos de Medicina, supervisionados pelo professor, o médico urologista Dr Sinval Albertin. Cerca de 20 homens da comunidade procuraram o atendimento.

Considerado o segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A cada 38 minutos um homem morre devido à doença no Brasil.

“O câncer de próstata é silencioso e a conscientização da população é necessária. Cada vez mais o academicismo está presente, ajudando a diminuir as chances de apresentar o câncer de próstata na nossa população e diminuir o risco no futuro”, destacou Dr. Sinval Albertin.

Para o estudante do 6º período do curso de Medicina e presidente da Liga de Urologia, Thomás Machado, “estamos dedicados a aumentar a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente a prevenção do câncer de próstata. Este mês é crucial para enfatizar sobre os cuidados preventivos e a informação. Estamos unidos para educar, promover a saúde e encorajar os homens a cuidarem de si mesmos. Juntos, vamos quebrando tabus e incentivando ações proativas para um futuro mais saudável”, enfatizou.

De acordo com o gestor do Ambulatório da UnirG, Jairo Rodrigues, em 2022 foram realizados cerca de 5 mil atendimentos distribuídos em 19 especialidades médicas, no local. Apenas em Urologia foram 165 pacientes assistidos. “De janeiro a novembro deste ano, até o momento, foram realizados 4412 atendimentos nas 20 especialidades existentes. Em Urologia já foram 141 atendimentos e esse número evoluirá até o último mês do ano”, descreveu Rodrigues.

O Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.