Cidadão Universitário realiza a entrega de quase 4 toneladas de alimentos ao Mesa Brasil

31 de Outubro de 2023

Neste 42º projeto Cidadão Universitário o curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG foi o vencedor desta edição. A cerimonia de entrega oficial dos alimentos ao Mesa Brasil ocorreu na noite de ontem, 30, no auditório do campus I da Instituição. Na oportunidade, a entrega simbólica de quase 4 mil toneladas de alimentos beneficiará 12 entidades carentes de Gurupi.

O curso de Psicologia foi o campeão, com 6.400 pontos, seguido do curso de Odontologia, com 5.820 pontos. A equipe do curso de Fisioterapia conquistou a terceira posição, com 5.450 pontos.

O presidente do DCE, Wallison Felix, parabenizou a ação.  “Esse é um dos eventos da Instituição que mais admiro por ser uma gincana solidária, que beneficia a população com a arrecadação de alimentos, bolsas de sangue e o cadastro de medula óssea. É uma forma muito especial de ajudar o próximo, além de fazer com que os acadêmicos de diversos cursos se unam em prol de uma causa solidária”, disse.

Nessa edição, os acadêmicos arrecadaram 3.996,300 Kg de alimentos não perecíveis, além da doação de 23 bolsas de sangue e 78 cadastros de medula óssea realizadas para o Hemoncentro de Gurupi.

Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil – Proecae, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, o sentimento sempre é de agradecimento por mais uma vez ajudar a alimentar mais pessoas necessitadas. “Fico feliz com os resultados em ter professores e alunos engajados com o projeto participando de todas as provas e realizando as doações. Temos comunidades que esperam essas doações que acontecem duas vezes ao ano e ficamos felizes e gratos por colaborar com nossa comunidade carente. Parabéns aos vencedores e aos voluntários que dedicaram para que mais uma edição fosse realizada”, agradeceu a pró-reitora.

O presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, agradeceu a parceria em mais uma edição. “Sabemos dos esforços de cada colaborador para realizar o Cidadão Universitário. São os alunos que percorrem a cidade em busca do alimento, os parceiros que fazem tudo isso acontecer, um voluntariado imenso que se envolve para ajudar as pessoas que necessitam desse alimento. Agradeço a todos os parceiros envolvidos”, disse Pisoni.

“Talvez até os próprios acadêmicos não têm noção da importância que tem o trabalho que eles realizam com essa arrecadação de alimentos, que irá salvar vidas daqueles que não tem, às vezes, o que comer, dando continuidade da vida de alguém. E nós estamos aqui para colaborar com a formação do acadêmico a quem agradecemos a dedicação de todos”, disse o diretor administrativo e financeiro, Oximano Jorge.

“Infelizmente ainda se vê acadêmicos realizando o trote violento em várias regiões do País. Fico imensamente grata da nossa UnirG ser referência para o Tocantins e para o Brasil abolindo há mais de 20 anos, a violência entre os nossos estudantes.  Gurupi está à frente formando cidadão com princípios solidários e sinto orgulho de ser a prefeita, por fazer parte dessa história que a UnirG, voluntários, acadêmicos e comunidade em geral estão fazendo. Contem com nosso apoio”, destacou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

A diretoria da Creche Espirita Pré-Escola Maria Madalena, Dinalza Fernandes, destacou a importância das doações. A creche, que fez esse ano 50 anos, recebe alimentos do Cidadão desde a primeira edição. “Nós atendemos quase 300 crianças e essa ajuda é muito significativa. Diariamente servimos três refeições para eles e o Mesa Brasil tem colaborado bastante, por meio do Cidadão Universitário, com os donativos. Só tenho a agradecer ao projeto e aos acadêmicos que nos ajudam alimentar centenas de crianças”. Destacou a diretora.

“Sem o trabalho dos acadêmicos essa ação não seria possível. Agradeço a dedicação e o envolvimento de todos que fazem do Cidadão a importância que ele tem para nossa comunidade. Convertemos um trote violento a ser um projeto que ensina o cidadão a amar ao próximo”, finalizou a reitora, Drª Sara Falcão.

Cidadão

Nesta edição o 42º Cidadão Universitário abordou o tema “Viva bem, viva a vida”, em alusão a campanha do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Além da gincana solidária de arrecadação de alimentos, bolsa de sangue e cadastro de medula óssea, os estudantes também participaram competindo em provas esportivas e culturais.

O projeto Cidadão Universitário é pioneiro no Tocantins e substitui o trote violento por atividades de integração e solidariedade e está comemorando 21 anos de existência.

Confira AQUI a lista de entidades que serão beneficiadas pela 42ª edição do projeto Cidadão Universitário.

(Fotos: Lino Vargas - Secom/Gurupi)