Com projeto de extensão, Jornalismo UnirG participa da I Semana Brasileira de Educação Midiática

31 de Outubro de 2023

A apresentação do projeto de extensão “Rum, Conversa!”, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), foi a única atividade do Estado do Tocantins a fazer parte da programação da I Semana Brasileira de Educação Midiática.

Organizado pelo Governo Federal, o evento nacional foi realizado de 23 a 27 de outubro e faz parte da recém-lançada Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM), que busca consolidar essa temática como parte das políticas públicas do país.

O relato de experiência do projeto “Rum, Conversa! Educação Midiática em Pauta” reuniu os resultados de dois minicursos realizados no 1º semestre de 2023, com a Câmara Municipal de Gurupi e outra com a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Estadual de Comércio (Sesc), no Parque Primavera.

O trabalho, que envolveu discentes e docentes do Curso de Jornalismo, também foi premiado durante a II Mostra de Extensão da UnirG, que integrou a programação da Gurupi+Tech/9ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG).

“Desde 2021, o projeto de extensão ‘Rum, Conversa!’ tem buscado ampliar o debate sobre a relevância do combate à desinformação no contexto local de Gurupi. Com as experiências mais recentes que tivemos com a Câmara Municipal de Gurupi e com o SESC, a ideia foi viabilizar também momentos não só de formação, mas também de produção ativa de conteúdos de caráter informacional para estimular ainda mais a cultura participativa”, comenta o professor do curso de Jornalismo da UnirG, Dr. Maurício Hashizume, um dos responsáveis pelo projeto.

Semana de Educação Midiática

A I Semana Brasileira de Educação Midiática integra a Semana da Alfabetização Midiática e Informacional (Media and Information Literacy Week – MIL), evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Foram cadastradas 380 atividades de diversos tipos, em 24 Estados do País, que trataram da temática a partir de distintas perspectivas.

Para além da programação descentralizada realizada nos Estados, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal promoveu uma programação temática (com uma série de debates que foram transmitidos pelo canal da Secom na plataforma YouTube. Para assistir clique aqui

Acesse o site do evento clicando aqui