UnirG deve firmar parceria com UEPA para oferta de Mestrado

31 de Outubro de 2023

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Cirurgia Experimental deverá ser ofertado em breve no campus da Universidade de Gurupi – UnirG, em Paraíso do Tocantins. O curso será realizado a partir de uma cooperação entre a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e a UnirG.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, a iniciativa faz parte do projeto de interiorização dos programas de pós-graduação da UEPA, ao mesmo tempo em que a UnirG deseja cooperação para programas de pós-graduação stricto sensu.

As aulas e a orientação dos mestrandos ficarão a cargo dos professores das duas universidades. A previsão é que o edital de seleção seja publicado no próximo semestre.

Programa de pós-graduação da UnirG

O Drº Marcus Vinícius Henriques Brito, docente da UEPA e ex-coordenador dos Mestrados Profissionais da Área de Medicina III da Capes, participou na última semana da Gurupi + Tech / 9ª Sicteg. Ele realizou um treinamento para docentes e gestores, sobre a evolução dos Programas de Pós-graduação profissionais e suas perspectivas na Medicina III da Capes - Cirurgia.

Brito falou aos docentes interessados em integrar o grupo que deverá compor a pós-graduação ofertada pela UnirG nos próximos anos.

“É importante que os professores conheçam as exigências e os princípios básicos da Capes para a formação de um novo curso de pós-graduação. Entre outros aspectos, é avaliado se os professores trabalham de forma conjunta na produção científica qualificada e de forma simétrica. Por isso, o grupo deve trabalhar, com objetivos definidos, por pelo menos dois anos, para que consiga atingir os critérios exigidos. É um amadurecimento do corpo docente e da produção científica”, explicou o ex-coordenador.

A carência de programas profissionais em cirurgia em algumas regiões do País, foi outro ponto destacado por Brito. “No Centro-Oeste, por exemplo, não há nenhum curso de pós-graduação dessa natureza. Quando uma universidade oferece um curso qualificado pela Capes, o reconhecimento e o prestígio dessa instituição aumentam, e retornam como um ganho financeiro, além de prestígio em todo o País”, disse.

O treinamento foi transmito pelo canal da UnirG no YouTube. Acesse clicando aqui.