Atividades Integradoras são apresentadas aos visitantes da Gurupi + Tech – 9º Sicteg

27 de Outubro de 2023

Uma exposição de diversas ações de extensão movimentou a noite de ontem 26, da Gurupi + Tech – 9º Sicteg, que está sendo realizada no campus Jacinto Nunes da Silva. A comunidade teve a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos na atividade Integração, Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC), no primeiro semestre desse ano.

Foram apresentados 24 trabalhos de dois eixos temáticos do IUSC: Promoção da saúde e bem-estar e Meio Ambiente e Sustentabilidade. Outras ações dos eixos temáticos Direitos Humanos e Igualdade Étnico-racial, além de Arte e Cultura, serão expostos em breve, na Semana Cultural da UnirG.

Uma das atividades foi desenvolvida pela equipe da acadêmica do curso 2º período de Medicina, Rayane Cavenage, que realizou palestras na Unidade Básica de Saúde Sol Nascente, sobre o reaproveitamento de óleo para a produção de sabão caseiro.

“Na cidade não temos uma unidade coletora de gordura e esse material acaba sendo descartado de maneira inadequada, poluindo o meio ambiente. Em nossa palestra nós orientamos os idosos a fazer o sabão da maneira correta, com segurança”, disse a estudante. O grupo também produziu sabão a partir de óleo utilizado em restaurantes da cidade e distribuiu gratuitamente aos visitantes da exposição.

Para Rayane, o trabalho desenvolvido em parceria com alunos de outros cursos trouxe grandes aprendizados. “Quando temos contato somente com colegas do mesmo curso, nossa visão permanece muito limitada. Mas a experiência de compartilhar o trabalho com pessoas de outras áreas expande nosso olhar sobre a realidade, e o IUSC possibilita esse aprendizado. Foi um trabalho muito enriquecedor”, complementou a aluna.

Thays Arruda, do 2º período de Psicologia, integrou a equipe que desenvolveu peças de artesanato e brinquedos a partir de material recicláveis.

“Por meio dessa ação colaboramos com a preservação do meio ambiente. Em nosso cotidiano muitas vezes não temos essa percepção da importância desse trabalho e, por meio do IUSC, o conceito e a prática de ações sustentáveis passaram a fazer mais parte do nosso dia-a-dia”, disse Arruda.

Segundo a coordenadora do IUSC, Drª Herta Ribeiro, “os alunos tiveram a oportunidade de problematizar questões regionais e buscar um plano de ação para intervir com a comunidade. São atividades que promovem o melhoramento humano, pois o estudante tem contato com outras realidades, ao mesmo tempo em que assumem um compromisso com a sociedade”.

A programação da Sicteg termina hoje, 27. Acesse a programação no site do evento gurupimaistech.gurupi.to.gov.br