Acadêmicos promovem ações na área de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Direitos Humanos envolvendo a comunidade de Gurupi

23 de Outubro de 2023

Neste final de semana os acadêmicos dos primeiros e segundos períodos dos cursos da Universidade de Gurupi – UnirG estiveram em diferentes pontos da cidade realizando ações de sensibilização da população sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade e Direitos Humanos.

Dentre as ações realizadas, os estudantes promoveram palestra sobre produção de brinquedos com materiais recicláveis, o plantio e cuidados com as árvores, doação de leite materno e de potes para armazenamento do leite humano, fizeram horta na Apae, entre outras.

Os estudantes fazem parte das Atividades Integradoras - AI e da disciplina Integração, Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC) da UnirG.

Cronograma das atividades

Escola Municipal Eliseu de Carvalho/Setor Industrial – palestras, brincadeiras, dinâmicas e distribuição de brindes. Houve palestra incentivando as crianças produzirem os brinquedos por meio de material reciclável – equipe do IUSC.

Casa de Acolhimento de Gurupi - realizaram plantação de mudas, em parceria com a UFT, que forneceram as sementes e orientaram a crianças sobre como são feitos o plantio e o cuidado com as árvores – equipe do IUSC.

Feira da rua 7 – acadêmicos fizeram ação de sensibilização da comunidade sobre a importância da doação de leite materno e dos potes de vidro com tampa plástica que serão doados ao Banco de Leite Humano de Gurupi, parceiros do projeto – equipe do IUSC.

Pela cidade – os acadêmicos realizaram panfletagem em alguns locais de Gurupi orientando as pessoas sobre os riscos de alagamentos em alguns pontos da cidade em período chuvoso, sensibilizando a população sobre a importância preservação dos rios - equipe do IUSC.

Na Apae – os alunos criaram canteiro de hortaliças, doaram sementes e adubos, que será cuidado pelos responsáveis da Apae, parceira do projeto – equipe da Atividade Integradora.

Pela cidade – A turma responsável dos alimentadores de animais instalou comedores, feitos de PVC, em alguns pontos de Gurupi para que a comunidade gurupiense deixe ração nos locais para os animais de rua – equipe da Atividade Integradora.

As ações são divididas em quatro principais eixos: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos, Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar das Atividades Integradoras e do IUSC. As atividades resultam de trabalhos desenvolvidos pela Extensão Curricularizada dos cursos, priorizando a perspectiva interdisciplinar de atuação.

Direitos Humanos

Por meio eixo Direitos Humanos e Igualdade Ético Racial, os grupos de trabalho também realizaram recentemente diversas ações pela cidade.

As equipes organizaram por subtemas, analisaram questões sore a Lei Maria da Penha, Tipos de Violência Doméstica e Familiar, Abuso Sexual na Infância e Adolescência, Direitos à Gestante e Segurança no Trânsito de Gurupi.

Segundo uma das preceptoras do projeto, professora Herta Ribeiro, os grupos propuseram e executaram ações para o reconhecimento e a divulgação para a comunidade interna e externa ao projeto. “Além disso, eles extravasaram os muros da Universidade promovendo ações de panfletagem, palestras nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde. Eles também levaram à comunidade conhecimento e pesquisas, por meio da Rádio UnirG”.

Na feira da rua 7, esclareceram a população sobre os Direitos das Pessoas Autistas, no parque Mutuca abordaram as pessoas sobre a importância e papel do SUS. Os Direitos das Gestantes, também foram ministrados pelos alunos que realizaram palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde de Gurupi - UBS.

(Fotos: arquivo pessoal)