Comunidade acadêmica realiza arrecadação de roupas na UnirG

23 de Outubro de 2023

Os acadêmicos e professores que fazem parte das Atividades Integradoras - AI da Universidade de Gurupi – UnirG estão desenvolvendo o projeto “Roupas que aquecem corações, sua doação faz a diferença”. Os estudantes fazem parte dos cursos do campus I da Instituição.

A proposta geral das ações é para que os estudantes desenvolvam aprendizagens em ambientes dentro e fora da Universidade, utilizando como cenários de práticas todos os espaços sociais e educativos disponíveis para o aprendizado.

De acordo com um dos preceptores das atividades, Francisco Donato Neto, a iniciativa, o planejamento e a organização do projeto das arrecadações de roupas são dos estudantes do campus I, em parceria com a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Gurupi.

“Essa ação iniciou em agosto e tem por finalidade arrecadar roupas de uso pessoal que serão doadas aos necessitados ou ainda podem servir como retalhos para uso artesanal. A ideia é contribuir com a comunidade e com a Apae que atua na inserção de pessoas com deficiência intelectual na sociedade”, explicou o preceptor.

Os pontos de entregas são no campus Jacinto Nunes da Silva (campus I), campus II e na Universidade Federal do Tocantins. “A culminância desse projeto será durante a realização da Sicteg, que acontece esta semana, onde teremos também um ponto de coleta. Na ocasião. O grupo que coordeno irá apresentar na Sicteg, 16 eixos de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, inclusive, esse projeto da arrecadação de roupas”, completou

Uma das metas do projeto “Roupas que aquecem corações, sua doação faz a diferença” é arrecadar pelo menos 500 peças de roupas em bom estado de conservação e adequadas ao clima da região, abrangendo diferentes faixas etárias e tamanhos.

“Os alunos já arrecadaram quase 200 peças de roupas e esperamos superar nosso objetivo. As arrecadações seguirão até novembro, quando haverá a Mostra Cultura da UnirG”, acrescentou Donato Neto.

9ª Sicteg

As ações dos projetos desenvolvidas pelos participantes serão apresentadas na Mostra de Extensão durante a Gurupi+Tech e a 9ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg, entre os dias 25 a 27 de outubro, no campus Jacinto Nunes da Silva. “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável” é o tema desta edição.

Mostra de Extensão contará com oficinas, minicursos e relatos de experiências referentes a projetos de extensão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG - Proecae.

Atividades Integradora/IUSC

As atividades envolvem de forma interdisciplinar os acadêmicos dos primeiros ou segundos períodos dos cursos da UnirG: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia são os participantes da IUSC e os cursos Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Psicologia fazem parte das Atividades Integradoras.

Desde o início do semestre já foram realizadas diversas ações em Gurupi, desde palestras em escolas sobre uso excessivo de telas, uso de cigarros eletrônicos, reciclagem de materiais para confecção de brinquedos, muitas outras que ainda vão ser promovidas até o final do semestre.

As ações são divididas em quatro principais eixos: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos, Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar das Atividades Integradoras e do IUSC. As ações são resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Extensão Curricularizada dos cursos, priorizando a perspectiva interdisciplinar de atuação.