Servidores e crianças participam de ação de proteção ao meio ambiente na UnirG

16 de Outubro de 2023

A primeira edição do Educação Ambiental Kids foi realizada na manhã do último sábado, 14, no parque temático da Universidade de Gurupi – UnirG, no campus Jacinto Nunes da Silva. Em uma programação diversificada, divertida e interativa, pais e filhos de servidores participaram de brincadeiras, trilha ecológica, plantio de mudas de árvores, oficina de terrário. O projeto foi realizado em comemoração do Dia das Crianças (12 de outubro).

O evento foi uma ação do Programa Qualidade de Vida dos servidores, idealizado pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) e teve a proposta de sensibilizar crianças e adultos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“É uma satisfação apoiar uma ação tão importante, que não é apenas recreativa, mas apresenta princípios às nossas crianças sobre como ser um bom cidadão e como cuidar da natureza. É um momento glorioso e ficamos felizes pela participação de todos que aqui vieram”, disse o presidente da Associação dos Servidores Administrativos da UnirG (AsaunirG), Walter Coelho.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Miréia Aparecida Beserra, compareceu ao evento acompanhada do esposo e da filha. Segundo ela, a reunião das famílias no ambiente institucional proporciona novos aprendizados e experiências.

“Essas ações são importantes para trabalhar temas como a sustentabilidade e que vão influenciar as futuras gerações. Também mostra como a UnirG tem uma preocupação com a preservação dos recursos naturais”, disse ela.

O Secretário Municipal de Esportes e Juventude, Sérgio Vieira Marques (Soró), representou a Prefeitura de Gurupi, Josi Nunes. “É muito animador quando temos a participação de crianças em um evento de tão grande relevância. Dessa forma são repassados valores sobre como devemos respeitar e preservar o meio ambiente”, disse.

Além das atividades recreativas coordenadas pela Casa de Cultura Maestro Othônio Benvenuto e pela equipe da Brinquedoteca, os participantes também fizeram a coleta de lixo às margens do lago e na trilha.

“Além da recreação e da confraternização, o propósito da ação é promover a formação de futuros adultos que saibam como conviver com a natureza com responsabilidade. Dessa forma contribuímos para que o nosso planeta seja melhor preservado”, destacou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre o Departamento de Recursos Humanos (DRH), AsaunirG, Proecae, Projeto Meio Ambiente do curso de Direito, Casa de Cultura Maestro Othônio Benvenuto, Brinquedoteca e Comitê de Bacias Hidrográficas.

Fotos: Lino Vargas (SECOM Gurupi)