Acadêmicos da UnirG promovem ações recreativas aos jovens do Sistema Socioeducativos

02 de Outubro de 2023

Os estudantes do 2º período de Pedagogia e Letras da Universidade de Gurupi – UnirG organizaram uma ação de lazer e esportes com adolescentes da Unidade de Semiliberdade do Sistema Sócioeducativo. As atividades ocorreram na última semana, na sede do Programa de Atividades Físicas e Esportivas – Proafe, coordenado pelo curso de Educação Física da Instituição.

As atividades são orientadas pelas professoras Drª Jussara Resende e Ma. Edna Pinho em parceria com os diversos docentes envolvidos, que integra o Projeto de Extensão Curricularizada desenvolvido pelos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia.

Segundo a professora Jussara, a execução das ações foram divididas em duas partes. Na primeira, foram realizadas ações lúdicas que envolviam a didática, a formação de professores com um viés voltado a convivência, a socialização, o respeito, a organização, o trabalho em equipe e o planejamento.

“E na segunda parte foi um momento de reflexão em relação a identidade, os valores foram abordados em forma de malabarismo e mágica, um puro encantamento. Ressaltamos a ação e a reflexão sobre as nossas atitudes e onde estamos e para onde queremos chegar”, destacou a professora.

Neste semestre a professora Edna Pinho está diretamente envolvida na execução das ações com os acadêmicos e adolescentes. “Sempre buscamos atender as demandas dos adolescentes e do socioeducativo. O planejamento é feito de forma coletiva”, acrescentou Jussara Resende.
“A cada encontro obtemos muito aprendizado, emoções e a certeza de que o projeto tem contribuído para a transformação de vidas: dos adolescentes, dos nossos acadêmicos e de todos nós, professores envolvidos”, finalizou a professora.

A ação promovida no Proafe contou com colaboração dos professores de Educação Física, Adriana Barros e Joaquim Júnior. As disciplinas e professores envolvidos no projeto articulam interdisciplinarmente as atividades a serem desenvolvidas com os acadêmicos e os adolescentes do socioeducativo.

O projeto

O programa com os adolescentes do socioeducativo é um Projeto de Extensão Curricularizada, aprovado em Edital de Apoio Institucional a Curricularização da Extensão - 001/ 2022-2023 – Proecae/UnirG.

As ações estão articuladas nas áreas temáticas da extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia e ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e às Linhas de Pesquisas do Curso:

Linha 1: Diversidade, Inclusão e Inovações Pedagógicas;

Linha 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social