Curso de Pedagogia realiza visita técnica em Porto Nacional

02 de Outubro de 2023

Professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG visitaram a Escola Família Agrícola de Porto Nacional (TO), na última quinta-feira, 26 de setembro.

A Escola Família Agrícola (EFA) é uma escola do campo com metodologia específica- Pedagogia da Alternância- para atender ao público camponês, incentivando as organizações do povo para o exercício da cidadania e da luta por seus direitos e melhores condições de vida. Na ocasião, as visitantes puderam conhecer o Projeto Político Pedagógico (PPP) da EFA e fazer entrevistas com a gestão, docentes e alunos.

A unidade foi criada a partir da iniciativa da organização não governamental Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (Comsaúde) e das organizações das comunidades camponesas da região: Associações de Agricultores Familiares e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O objetivo foi buscar alternativas para resolver a carência de oferta educacional pelo poder público no município.

A visita foi mediada pela professora de Educação do Campo, Dra. Jussara Resende Costa e pela pedagoga Ms. Maria Leci Bessa Matos. Participaram as acadêmicas Gleiva Ribeiro Silva Gomes, Goiamar Fernandes Bezerra, Kesley de Souza Leandro Campos e Maria Silva Sousa Moura.

O grupo também visitou o Centro Histórico de Porto Nacional e a sede da Comsaúde, que tem a proposta de contribuir com a articulação dos movimentos sociais que promovam a transformação social da sociedade, mediante projetos, ações, que concretizem um novo modelo de sociedade, justa, democrática e solidária.

“A visita proporcionou a articulação da relação teoria e prática com a possibilidade de vivências e experiências significativas no processo ensino e aprendizagem”, disse a professora Drª Jussara Resende.