Enfermagem realiza 4ª Cerimônia da Lâmpada

27 de Setembro de 2023

Acadêmicos do último período do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG, passam a lâmpada para os estudantes do 4º período do curso. O simbolismo, que representa transferir a responsabilidade e o compromisso para os estudantes que estão iniciando a parte prática assistencial, ocorreu na noite desta terça-feira, 26, na Cerimônia de Passagem da Lâmpada.

“A cerimônia de passagem da lâmpada significa essa responsabilidade que os futuros enfermeiros assumem, no início das práticas assistenciais, de manterem acesa a chama da busca constante do conhecimento científico e da responsabilidade de acolhe e cuidar do ser humano”, afirmou o professor do curso, Renato Barros.

O grupo Lira jovem, da Casa de Cultura da UnirG fez a abertura do evento. Participaram da solenidade, o vice-reitor da Instituição Dr Jeann Bruno, a coordenadora de curso, Ma. Claudia Neri, a coordenadora de estágio, a Ma. Denise Soares, professores, preceptores e familiares dos acadêmicos.

Origem da simbologia da lâmpada

A lâmpada foi adotada como símbolo da Enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a guerra da Criméia (1853 -1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando mais tarde, a base para a profissão do enfermeiro. Ela levava uma lanterna de campanha ao visitar os feridos nas rondas noturnas. O efeito da luz possibilitava atenta observação como também, amenizava a dor e a solidão dos feridos, proporcionando ânimo aos doentes.