Professor da UnirG integra Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

27 de Setembro de 2023

Na manhã de hoje, 27, o professor da Universidade de Gurupi – UnirG, Paulo Henrique Costa Mattos, foi eleito como secretário da coordenação estadual do Comitê de Educação em Direitos Humanos - CEEDH. O encontro ocorreu na sede daSecretaria da Educação - Seduc, em Palmas.

De acordo com o professor, o encontro do CEEDH marcou a retomada da Política de Educação em Direitos Humanos, fomentada pelas novas diretrizes do governo federal, que tem estimulado a política de formação e capacitação continuada em direitos humanos. “Está havendo uma retomada da instalação de núcleos de direitos humanos em todo o país, bem como, da elaboração dos Planos Estaduais em Direitos Humanos também integra as novas ações”, disse.

As universidades do Tocantins: UFT, Unitins e IFTO, tem tido uma participação significativa e, até então, a UnirG não tinha representatividade nesse Comitê. “Queremos agora contribuir em nome as Instituição. Esse é o início de um trabalho salutar porque infelizmente no Estado tem aumentado o número de violações dos direitos humanos. É preciso que nós, representantes de instituições de ensino superior, estejamos engajados nessa luta pelo direito de políticas públicas no Tocantins”, afirmou Mattos.

Nesse Encontro, o Professor Paulo Henrique Mattos foi eleito como Secretário de Formação em Direitos Humanos. A coordenação será composta pelo professor Sergio Roberto da UFT/CEPIR (Secretário Executivo), professora Aline Lima, do IFTO - Palmas (Secretária Adjunto), Professora Maria do Carmo da FACOMTO (Secretaria de Comunicação), Professor Romeu Aloisio Feix, da SEDUC (Secretário Geral) e Professor Paulo Henrique.

Professor Mattos disse ainda que uma das prioridades da nova diretoria do CEEDH será a realização do Encontro Estadual em Direitos Humanos, que ocorrerá em dezembro. “Nesse contexto, a UnirG tem se destacado com a instalação de seu Núcleo em Educação em Direitos Humanos composto, principalmente, por professores dos cursos de Direito, Pedagogia e Letras.  Pretendemos convidar alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UnirG para também participarem desse encontro que será no final deste ano”, finalizou Mattos.

Entre os presentes estavam representantes da Secretaria Estadual de Educação, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Psicologia, Defensoria Pública, do Sistema de Justiça e Segurança Pública, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Idosos, Conselho Estadual de Drogas, Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, das Associações Comunitárias e Moradores do Tocantins, Federação das Apaes, União dos Dirigentes Municipais de Educação e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

O encontro contou ainda com a participação de representantes da Universidade de Gurupi - UnirG, Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.