UBS Campo Bello recebe Gelateca de Leitura da UnirG

15 de Setembro de 2023

Na manhã, desta quinta-feira, 14, professores do curso de Letras, da Universidade de Gurupi – UnirG, disponibilizaram uma geladeira biblioteca, do projeto de extensão Gelateca de Leitura, para a Unidade Básica de Saúde, do setor Campo Bello, em Gurupi.

O projeto de extensão tem por objetivo incentivar a prática da leitura em pontos estratégicos da cidade. As pessoas podem retirar, trocar, ler, doar e devolver os livros. A única regra é retornar o livro à geladeira depois que encerrar a leitura.

Participaram da entrega, o coordenador do curso de Letras, Alexandre Peixoto e o professor Fábio Araújo, que coordena o projeto, juntamente com a professora Wellitania Oliveira.

Conforme o professor Fábio Araújo, para não esvaziar, as geladeiras são sempre reabastecidas pelos integrantes do projeto, professores e acadêmicos do 8º período de Letras.

“O projeto é de fundamental importância pois cria um senso de comunidade entre as pessoas do local, que vão até a geladeira e pegam um livro, podem ler na UBS ou levar para casa. Ou ainda, podem pegar um livro que elas têm e disponibilizar na geladeira, promovendo essa troca constante entre os membros da comunidade. A Gelateca promove o resgate da leitura por meio de livros físicos dentro da comunidade, tenho em vista que esse tipo de leitura tem diminuído devido ao avanço tecnológico e das redes sociais”, frisou o professor.

Atualmente o projeto conta com mais duas geladeiras distribuídas, sendo uma no bloco da Reitoria, no Campus Jacinto Nunes da Silva, no Parque das Acácias e a outra no Centro Cultural Mauro Cunha, no Centro. A quarta geladeira já adquirida está em fase de reforma para ser exposta no campus II da UnirG.

Doações de livros

A Gelateca recebe doações de livros e revistas. O interessado em contribuir com doações, são dois pontos de coletas:

- Coordenação do curso de Letras, localizada no Campus Jacinto Nunes da Silva, no Parque das Acácias;

- Rádio UnirG, no Centro Administrativo da UnirG, na Avenida Pará, setor Central.

Para mais informações entrar em contato com a coordenação de Letras pelo telefone (63) 3612 – 7521 ou pelo e-mail letras@unirg.edu.br.