Pró-reitor da UnirG participa de capacitação da CAPES sobre o novo Plano Nacional de Pós-Graduação

15 de Setembro de 2023

Na última quinta-feira, 14, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi – UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, compôs a equipe da comunidade científica do Tocantins, na oficina “Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação”, realizada em Palmas. A oficina foi uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conduzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

“O propósito da oficina foi para verificar as potencialidades de cada estado e principalmente, o que precisa ser melhorado com relação à oferta da pós-graduação, que é stricto sensu, mestrados e doutorados. Com isso, formar mais mestres e doutores com base nas potencialidades que o Estado possui e pensar em estratégias para fixação desses títulos contribuindo para a ciência, inovação e pesquisa”, destacou Pegoraro.

A oficina será realizada pela CAPES em todos os estados brasileiros e os diálogos irão compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 – 2028). Participam também, representantes do setor público, setor empresarial e da sociedade civil organizada.

PNPG

O Plano Nacional de Pós-Graduação é o material de planejamento que irá definir as novas diretrizes, estratégias e metas para avançar nas propostas de políticas públicas de pós-graduação e pesquisa no Brasil.

Conforme o cronograma divulgado pela Capes, será realizada uma consulta pública em outubro e o documento final do PNPG 2024-2028 será encaminhado em dezembro, para aprovação pelo Conselho Superior do órgão.

Conheça mais sobre o PNPG aqui

(Com informações da CAPES)