Engenharia Civil da UnirG abre atividades da Semana Acadêmica

13 de Setembro de 2023

Na noite de hoje, 13, foi realizada a abertura oficial da VIII Semana de Engenharia, da Universidade de Gurupi – UnirG. Acadêmicos, professores, egressos e profissionais participaram do evento. As atividades seguirão até este sábado, 16.

Falaram à comunidade o coordenador do curso, Fabiano Fagundes; a coordenadora de estágio, Camila Ribeiro; o engenheiro representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA- TO, Diego Rocha e o conselheiro do CREA-TO, Wellington César.

Em seguida, o professor de Engenharia Civil na Universidade Federal do Tocantins – UFT, Daniel Iglesias de Carvalho, ministrou a palestra sobre “A atuação de engenheiros em pontes e viadutos”.

“É um tema altamente relevante para ser tratado nas universidades, tendo em vista o elevado número de pontes que são requisitadas em todo o País, devido à necessidade dessas construções. O nosso Estado, possui uma malha de rios e córregos largos que necessitam travessias e, são as pontes e viadutos que fazem esse papel. Esse um campo da engenharia muito promissor para o profissional que está em busca de uma área para atuar”, destacou o palestrante.

Daniel Iglesias fez uma abordagem histórica, um panorama geral sobre como se constituem as pontes no Brasil e no mundo. Realizou uma análise estrutural, abordou a participação do engenheiro e sua atuação no projeto, quanto às perspectivas de planejamento e, ainda pontuou sobre a inspeção de pontes, mostrando como o engenheiro pode atuar no mercado de trabalho após as pontes prontas.

A Semana

Nesta quinta-feira,14, serão ministrados os minicursos “Revit”, com a engenheira Waleria Menezes e “Orçamento de Obras”, com Poliana Leite. Para participar o candidato deve inscrever-se, ao custo de R$ 10.

Na sexta-feira, 15, será realizado o Desafio Guindaste Palito de Picolé. Para participar o acadêmico deve inscrever-se no valor de R$ 20 por dupla.

Para encerrar a programação, no sábado às 19h15, a Atlética Muralha estará realizando os Jogos Intracivil.

Conforme o coordenador Fabiano Fagundes, “a Semana de Engenharia é uma proposta para os acadêmicos acessarem novos conhecimentos extras à ementa e às temáticas de sala de aula. Trazemos profissionais de fora para passar experiências que são agregadoras ao aprendizado”, afirmou o professor.

A acadêmica do 8º período do curso, Sayonara dos Reis Nogueira, disse que “essas atividades são uma das melhores interações dispostas pela universidade, para ingressar o acadêmico no meio de pessoas que já vivenciam a prática. Além de nos proporcionar um novo modelo de aula ministrada, despertando interesses por áreas ainda não notadas por nós acadêmicos, abrindo novos olhares e vontade para conhecer e aprofundar em novos conhecimentos”, frisou a estudante.

Inscrições abaixo

Minicurso Revit – R$ 10

Minicurso Orçamento de Obras - R$10

Desafio Guindaste Palito de Picolé – R$ 20 por dupla

Este ano o tema da Semana de Engenharia está vinculado às “Tecnologias em ação”. O evento é organizado pela coordenação do curso de Engenharia Civil e - Liga Acadêmica de Engenharia, Sustentabilidade e Inovação – Laesi e pela Atlética Muralha.