Pesquisadores promovem oficinas culturais, pedagógicas e linguísticas em comunidade Javaé

11 de Setembro de 2023

A população indígena da aldeia Boa Esperança, na Ilha do Bananal participou de oficinas ministradas pela equipe do projeto de pesquisa “(Multi) Letramentos: Contribuições para o Ensino”, nos últimos dias de 7 a 9. As atividades tiveram como foco, promover o desenvolvimento das habilidades da oralidade e da leitura bilíngue do povo Javaé e ainda fortalecer a cultura indígena, no contexto escolar.

Na oportunidade, foram realizadas três oficinas. Na primeira, foi abordada “Cultura sonora indígena para as crianças da educação infantil a partir da narrativa Makolokolo”, pelas pesquisadoras Keyliane dos Anjos Leitão (UFT), professora Sueli Lira (IFTO) e a professora indígena, Weiru Wataju Javaé.

Já a segunda atividade teve como tema “Xilogravuras e elaboração de recursos pedagógicos a partir da narrativa Marani Hawa”, pelos pesquisadores Wairama Xiwelelori Wataju Javaé (bolsista do projeto e acadêmico do curso de Psicologia da UnirG), o professor Matheus Oliveira, (CEM Bom Jesus), Kesley de Souza Leandro, (representante da turma da disciplina Educação Escolar Indígena UnirG-2023/2) e os professores indígenas Arias Myxiwari Javaé e Joeu Ererrene Javaé.

A última oficina teve como destaque “Preparação da Hawoteca Javaé”, realizada pelos pesquisadores: o professor Valterlan Araújo (CEM Bom Jesus), Luiz Fernando Macedo Araujo (egresso UnirG e professor da Escola Watakuri), Wisara  Almeida da Silva (acadêmica de Letras UnirG e voluntária da pesquisa) e o professor indígena Rogério Kusiwana Javaé.

Para a professora Dra Marcilene Araujo, supervisora das três atividades, “nas oficinas promovemos o acolhimento do grupo étnico, de modo a estabelecer vínculos de confiança e respeito diante de questões da língua e dos costumes, reconhecendo hábitos que possam tornar o espaço da escola mais aconchegante e de valorização da diversidade histórico-cultural. Nosso intuito é abordar a cultura indígena para além dos estereótipos”, frisou.

A ação contou com representantes de todas as instituições envolvidas UFNT, UFT, IFTO, CBJ e UnirG e faz parte do cronograma de atividades do Projeto “(Multi)letramentos: contribuições para o ensino” contemplado no Subprêmio de Educação e Cultura. Financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e implementado pelos Companheiros das Américas em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do Parceiro Partners campus UnirG.