Pró-reitor apresenta bases de periódicos EBSCO no campus da UnirG em Paraíso

01 de Setembro de 2023

Na última quinta-feira, 31, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi – UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, visitou o campus da Instituição, em Paraíso do Tocantins, para apresentar a plataforma de pesquisa online EBSCO. A UnirG adquiriu neste semestre acessos às bases de periódicos multidisciplinar para acervo digital do Sistema de Bibliotecas pela plataforma, visando a qualificação das pesquisas acadêmicas realizadas na Instituição.

Durante a apresentação, Pegoraro discorreu sobre as bases adquiridas: Academic Seach Premier, Medline Complete, Dynamed e Fonte Acadêmica. “Pelas bases, os pesquisadores terão acessos a periódicos com alto fator de impacto evidenciando a qualidade de pesquisa na UnirG, tanto para alunos da graduação, quanto da pós-graduação”, relatou o pró-reitor.

Para a acadêmica do 4º período de Medicina, do campus Paraíso, Maria Helena, “a plataforma amplia a oportunidade de crescimento técnico-científico para os estudantes da saúde. É uma plataforma única, com diversos recursos inovadores, estratégias de busca especializadas e fontes confiáveis. Gostei muito, pois é um material inestimável para nós estudantes, tendo em vista que o nosso foco principal é a busca da excelência no meio profissional.  Espero aproveitar muito dessa plataforma e poder utilizar esse recurso de forma benéfica para os meus futuros pacientes, apor meio de um conhecimento atualizado e de ponta”, disse a estudante.

Ainda este mês será divulgada a agenda para os treinamentos nos campi da UnirG, em Gurupi e Paraíso, para o  uso da Plataforma EBSCO.

Principais características das bases

- Acesso online, simultâneo e ilimitado por IP ou acesso remoto por meio de local de acesso restrito no website da Instituição;

- Interface única de busca em português.;

- Tradutor automático do texto completo para o português;

- Permite fazer buscas por palavra-chave, assunto, autor, entre outros;

- Módulo Administrativo, o EBSCOAdmin permite o gerenciamento da base fornecendo: estatísticas de uso, periódicos mais acessados, entre outras;

- Pode-se salvar os artigos pesquisados, imprimir, enviar (e-mail) ou guardar na base (MyEBSCOhost);

-MyEBSCOhost, ferramenta que permite salvar pesquisas em uma conta pessoal para posterior consultas;

-Suporte Técnico em horário comercial através do nosso representante no Rio de Janeiro ou via online através da sede da EBSCO Publishing em Boston;

-Atualização diária.