Professoras do Jornalismo apresentam resultado do projeto de pesquisa em evento nacional

01 de Setembro de 2023

A 46º edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), o maior evento científico na área da Comunicação no Brasil, contou a participação de representantes da Universidade de Gurupi – UnirG. A coordenadora do curso de Jornalismo, Me. Anette Bento e a ex-professora, Dra. Ana Carolina Costa dos Anjos, apresentaram o artigo científico “Ecologia midiática da região sul do Tocantins: novos elementos comunicacionais”, na última terça-feira, 29.

Resultado da coleta de dados, estudo e discussões dentro do Projeto de Pesquisa do curso de Jornalismo, o artigo foi amplamente elogiado pela comunidade científica por trazer a regionalidade como elemento central.

Para a professora Me. Anette Bento “buscar entender os processos comunicacionais no interior do Brasil e, mais especificamente, no sul do estado do Tocantins é um dos grandes desafios do Jornalismo atual. O projeto de pesquisa desenvolvido na UnirG trouxe elementos significativos para os estudos sobre a Comunicação no estado”.

O artigo apresentado é apenas um dos resultados obtidos ao final do projeto “Diagnóstico das dinâmicas na ecologia midiática da região sul do tocantins: veículos, redes, (des)informação e infodemia” edital PROPESQ/UnirG/2021/13”.

Outros dois artigos foram produzidos e submetidos à periódicos nacionais , como “O mercado de trabalho jornalístico tocantinense: análise do perfil dos egressos do curso de graduação em Jornalismo da Universidade de Gurupi – Unirg” com o diagnóstico em relação ao perfil dos egressos do curso de Jornalismo da UnirG e, consequentemente, sobre o mercado de trabalho no sul do Tocantins, relevando desafios e perspectivas da profissão, além do artigo “Ecologia Midiática sul-tocantinense: um olhar para os Trabalhos de Conclusão de Curso”.

Este ano o Intercom está sendo realizado pela PUC de Minas Gerais na modalidade híbrida*.

* Com a colaboração da professora Me. Anette Bento