Futuro da profissão é debatido no 14º Encontro de Psicologia da UnirG

25 de Agosto de 2023

Estudantes, professores e profissionais participaram ontem, 24, da abertura do 14º Encontro de Psicologia, no campus Jacinto Nunes da Silva. O evento segue até domingo, 27, data em que é celebrada o Dia do Psicólogo.

A Pró-reitora da Pesquisa e Pós-graduação, Drª Rise Rank, destacou a importância do trabalho do psicólogo na atuação em equipes multidisciplinares. “É um profissional com uma linda missão, que cuida das pessoas e leva luz a quem tanto precisa”, disse.

O coordenador do curso, Dr. Vinícius Marinho, deu as boas-vindas aos participantes e destacou que “ser psicólogo vai além do exercício profissional. Espero que todos aproveitem e adquiram muito conhecimento ao longo desses dias”.

Para Kênia Polva Coelho Ferreira, representante do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), “é evidente o crescimento do curso de Psicologia da UnirG e da qualidade do ensino que aqui é oferecido”. Ela também convidou acadêmicos e profissionais para que participem das ações e atividades do Conselho.

Inovações, oportunidades e o futuro do mercado de trabalho

“A realidade que a ficção científica descreveu poderá ser possível em 50 anos, e é nesse mundo que o psicólogo deverá atuar”, disse a Drª Flávia Silva Neves, que ministrou a palestra “O psicólogo do futuro: desafios e oportunidades”.

Flávia falou sobre as transformações sociais que ocorrem em decorrência do avanço tecnológico, e como isso impacta a atuação do psicólogo.

“Esses saltos tecnológicos mudam comportamentos, alteram a nossa forma de pensar e ver o mundo. É importante que o psicólogo esteja atento para perceber o quanto a sua atuação é essencial nesse cenário e deve defender, cada vez mais, seu espaço de atuação”, disse.