Núcleo de Apoio a Ciência oferece treinamentos aos pesquisadores da UnirG

16 de Agosto de 2023

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – Propesq da Universidade de Gurupi – UnirG, oferece suporte de atendimento aos pesquisadores, por meio do Núcleo de Apoio a Ciência – NAC, com a promoção de minicursos, oficinas, palestras de capacitação em metodologia, dando apoio e evidências para o alcance de metas institucionais.

A pesquisa, além de uma obrigação inerente à atividade da docência no contexto da Universidade, é uma ferramenta de aprendizado e de formação de profissionais adequados para atender às demandas da sociedade. Os produtos científicos socializam o conhecimento gerado e incitam as inovações.

Conforme o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, a formação de profissionais qualificados pela Universidade está diretamente relacionada com a capacitação de docentes, discentes e colaboradores.

“O NAC veio para dar suporte aos nossos pesquisadores para a produção científica e a pesquisa. E nós estamos disponibilizando constantemente novas ferramentas para que eles possam ter disposição para praticar a avaliação qualitativa. Recentemente adquirimos uma plataforma moderna de base de dados para pesquisa, a Ebsco, que também servirá para dar apoio a essa produção. Nosso intuito é alcançarmos os programas stricto sensu”, declarou Pegoraro.

O NAC é um espaço destinado ao desenvolvimento do conhecimento, nas áreas de competências da Universidade, por meio do trabalho integrado de pesquisa entre docentes e discentes.

No site da UnirG, no link “Materiais de Apoio a Pesquisa”, o NAC disponibiliza diversos acessos a materiais de apoio à pesquisa e a escrita acadêmica, com tutoriais, treinamentos, manuais sobre cadastro nas plataformas Lattes e Plataforma Brasil, elaboração de banner e resumos, além de material para ensino a pesquisa.

Há ainda o link “Cursos e Capacitações” direcionado para material de instituições renomadas como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Outras informações sobre o NAC, acesse o endereço www.unirg.edu.br/nac

O Núcleo

O foco de atenção do NAC é a pesquisa, que tem papel primordial na associação de pesquisadores para desenvolverem competências complementares para a formação de profissionais.

O Núcleo busca entusiasmar a pró-atividade de docentes e discentes da IES, para que sejam capazes de inovar e construir novas práticas diante dos desafios de um mundo em transformação, levando a geração de inúmeros produtos originados da atividade científica como artigos, capítulos de livros, protocolos, softwares, patentes, entre outros.