Enfermagem realiza ação sobre aleitamento materno nesta quarta-feira

15 de Agosto de 2023

Para discutir sobre a importância da amamentação, o curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG, reúne acadêmicos, professores e profissionais, nesta quarta-feira, 16, às 19h30, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha. O evento é gratuito.

“Sabemos da importância do leite materno e que ajuda a prevenir morte em crianças menores de cinco anos. Desta forma, o objetivo é instruir a comunidade acadêmica para que esteja cada vez mais preparada para esse assunto”, afirmou o professor de Enfermagem, Renato Barros.

Na oportunidade, será realizada uma palestra pela coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Gurupi, a fisioterapeuta Jaciara Martins.

“Neste mês realizamos a campanha Agosto Dourado, que está voltada para o aleitamento materno, para a promoção, incentivo e cuidado à mulher que amamenta. As crianças que são amamentadas até seis meses ou mais, terão menos riscos de desenvolverem diabetes, obesidades e alergias, por exemplo. O ato está voltado para a saúde do bebê, o nutricional, desenvolvimento e cognição. Além de ser um fator protetor também para a mãe, que ao amamentar, diminui o risco de câncer de mama e ovários”, adiantou a palestrante.

Doação

As mães com produção de leite excedente e boa saúde, que estejam interessadas em serem doadoras, podem realizar o cadastro no BLH. Após as orientações, receberão os kits para coleta do leite, que será buscado na residência pela equipe do Banco de Leite.

Conforme Jaciara Martins, “o leite é doado para as crianças hospitalizadas no Hospital Regional de Gurupi, mas como estamos com estoque sobrando, doamos também para as crianças do Hospital Dona Regina, em Palmas”.

O BLH está localizado na rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 1573 - St. Central, Gurupi – TO.