Usuários do CAPS de Gurupi são atendidos em ação do curso de Farmácia da UnirG

10 de Agosto de 2023

Na manhã desta quinta-feira, 10, foi realizada uma atividade do projeto de extensão “Farmácia em Ação”, do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi – UnirG, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I – Dra Sandra Nascimento). A iniciativa conta com o apoio do curso de Enfermagem da Instituição.

Os acadêmicos do grupo de trabalho - Farmácia Clínica aplicada a Saúde Mental, realizaram atendimento farmacêutico aos usuários, sob a orientação da professora Thalita Melo e também, da professora de Enfermagem, Annyelle Figueiredo.

“A ideia surgiu pelo convite de parceria feito pela preceptora de Enfermagem, na Unidade, a Annyelle, para que desenvolvêssemos uma atividade sistematizada com os acadêmicos dos dois cursos, para promover educação em saúde em grupos terapêuticos”, relatou a professora Thalita Melo.

A docente frisou ainda que, “esse foi um momento de integração entre a Universidade e a comunidade, sendo fundamental para o aprendizado dos acadêmicos e para a promoção de melhores serviços de saúde”, afirmou Melo.

Para a acadêmica do 9º período de Farmácia, Luanna Coelho, “essa ação foi muito importante, pois mostrou para nós, que os pacientes com transtornos mentais buscam nestes serviços não somente o alivio dos sintomas, mas também, uma forma de socialização para serem reinseridos na sociedade. Participamos ainda, de uma roda de conversa muito legal onde pontuamos a importância do tratamento medicamentoso para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, disse a estudante.

Conforme a coordenadora do curso, Dra. Érica Eugênio Lourenço Gontijo, “a atividade teve como foco o desenvolvimento de um grupo terapêutico para trabalhar a adesão dos pacientes psiquiátricos ao tratamento farmacológico proposto, onde foi realizada educação farmacoterapêutica com o objetivo de promover autogestão de medicamentos e melhor adesão”, destacou Gontijo.