Pesquisadores da UnirG visitam escola indígena na Ilha do Bananal

03 de Agosto de 2023

A equipe do projeto de pesquisa “(Multi) Letramentos: Contribuições para o Ensino” está desde a última quarta-feira, 02, na Aldeia Boa Esperança, povo Javaé, na Ilha do Bananal. O motivo da visita de campo é para sondagem de leitura e escrita em Língua Portuguesa com os alunos da Escola Indígena Watakuri.

Pelo Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS) participam a professora Dra Marcilene Araujo, acompanhando os acadêmicos bolsistas: Wairama Xiwelelori (psicologia), Joana Castro e Gleiva Ribeiro, (Pedagogia), Emilly dos Santos (Direito) e Eslaine Fontenele, Wisara (Letras), além dos egressos da UnirG Keyliane dos Anjos e Luiz Fernando de Macedo Araujo. Macedo foi recentemente contratado como professor da Escola Indígena Watakuri.

Para a professora Dra Marcilene Araujo “essa ação é parte das estratégias de monitoramento e avaliação do projeto de pesquisa iniciado em fevereiro de 2022. A partir desse diagnóstico teremos condições de realizar o planejamento das próximas atividades de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Nossa próxima etapa nessa sondagem será em relação ao uso da língua Iny Rybè, o que possibilitará os ajustes necessários para melhor desempenho dos estudantes indígenas Javaé”, destacou.

Ainda durante a visita, a equipe participa de reuniões com membros da saúde indígena, do polo de Formoso do Araguaia, para sistematização das ações Setembro Amarelo a serem realizadas entre os dias 15 a 30 de setembro, nas aldeias Boa Esperança e Wari-Wari.

As atividades são parte do cronograma de ações do Projeto, contemplado no Subprêmio de Educação e Cultura, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e implementado pelos Companheiros das Américas em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do Parceiro Partners Campus UnirG.