Gestores da UnirG participam de reunião da Animes

11 de Julho de 2023

Com intuito de discutir estratégias para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à Instituições de Ensino Superior Municipais, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, e a reitora da Universidade Gurupi – UnirG, Drª Sara Falcão, reuniram-se com os membros da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes). A assembleia ordinária ocorreu hoje, 11, em Brasília – DF.

Segundo o presidente, a participação da UnirG na Animes é importante para estar junto com as demais Instituições Municipais de todo o Brasil fortalecendo o grupo, em prol das instituições municipais que comungam dos mesmos objetivos. Uma das pautas deliberadas foi a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Instituições Públicas Estaduais e Municipais.

“A ideia é para que hajam políticas de ensino superior voltadas para o nosso formato específico de administração, pois, às vezes, as ações são direcionadas para o ensino público gratuito e para o privado, o que não nos atendem. Precisamos ser vistos e identificados para que as políticas públicas também acatem os nossos anseios reconhecendo as nossas peculiares características. Esse é o objetivo da Associação”, destacou o presidente.

“Nossa participação é importante para ajudarmos nas decisões, cumprindo as tarefas que são distribuídas a cada grupo de trabalho, tornando os resultados mais eficientes. Entramos em contato com nossos parlamentares, Deputados Federais Gaguim e Ricardo Ayres, que imediatamente assinaram o manifesto em prol da criação dessa Frente. Estamos aguardando os demais que, provavelmente, também nos ajudarão.  A ideia é termos um grupo no Congresso Nacional defendendo essa pauta”, afirmou Miranda.

Segundo a reitora, esses encontros com a Associação buscam a interatividade e a interdisciplinaridade das Instituições envolvidas. “Buscamos o nosso fortalecimento e essas trocas de experiências são enriquecedoras para as conquistas de alvos e ao reconhecimento das Universidades Municipais junto ao MEC. Esse contato faz com que a UnirG esteja inserida entre essas Instituições, buscando melhorias para nossa Universidade”, finalizou Sara Falcão.

Assembleia

Durante o encontro, os participantes discutiram sobre as ações do grupo de trabalho para a formação da Frente Parlamentar em defesa das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais; o planejamento de compras colegiada entre as associadas; agenda política com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, além da participação da Animes na reunião do MEC que ocorrerá no próximo dia 17, sobre a reforma do Fies.

Participaram da reunião o presidente da Animes, Antônio Habib, e a vice-presidente Norte-Nordeste da Animes e presidente da Assiespe, Ana Gleide Leal, e o vice-presidente centro-oeste, Alberto Barella, entre outros.

A Animes tem como objetivo de aprofundar as discussões e apresentar soluções para as demandas das instituições municipais de Ensino Superior. Ela conta com 27 instituições associadas, espalhadas por cidades localizadas em Pernambuco, Goiás, São Paulo, Santa Catarina Rio de Janeiro e Tocantins. Tem o propósito de aprofundar constantemente as discussões de assuntos prioritários na pauta do Ensino Superior Municipal, sempre desejando a integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Grupos de trabalho da Animes

1. Assuntos jurídicos e administrativos: Donizete (Unifimes); Thiago Miranda (UnirG); Adriana (Aesga); Emília (Amesg); Eduardo Vella (AIMES-FEMA); Alfredo (Unifacef); Lislene Ledier (FDF); Viviane (Funita); Vinicius Ribeiro (Fesg).

2. Convênios, Cooperação técnica e políticas Públicas: Nara (Unitau); Ana Gleide (ASSIESPE-ABCDE); Marco Aurélio (FAE); Possídia Alencar (AEDA); Edson Kai (Fundec); Leandro (USCS); Donizete (Unifimes).

3. Ensino graduação presencial e EAD: Nara (Unitau); Possídia Alencar (AEDA); Ana Gleide (ASSIESPE-ABCDE); Alexandre Lira (Aesa); Márcia Sarda (Furb); Viviane (Funita); Gabriela Torre (Feuc).

4. Pesquisa e pós-graduação; Paulo Pereira (FEG/FMPFM); Nara (Unitau); Leandro Prearo (USCS); Emília (Amesg); Márcia Sarda (Furb); Viviane (Funita).

5. Extensão e relações comunitárias, assistência estudantil: Ana Gleide (ASSIESPEABCDE); Marco Aurélio (FAE); Juliene Rezende (Unifimes); Emília (Amesg).

6. Relações internacionais e mobilidade acadêmica: Alberto Barella (UniRV); Thiago Miranda (UnirG); Paulo Pereira (FEG/FMPFM); Marco Aurélio (FAE).

7. Frente Parlamentar: as Vice-Presidências da Animes atuarão como aglutinadoras (Região Sul: Marcia Cristina Espíndola; Região Sudeste: Eduardo Vella; Região Norte/Nordeste: Ana Gleide de Souza; Região Centro-Oeste: Alberto Barella Netto).