UnirG é representada em exposição de arte em Palmas

03 de Julho de 2023

O professor de Filosofia Me. Rafael Oliveira, a professora e coordenadora do curso de Jornalismo Ma. Anette Bento e o acadêmico de Psicologia Wekumã Javaé produziram e participaram na última sexta-feira, 30, da exposição “Amazonizar-se”, no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas/TO.

A exposição tem como fio condutor a discussão contemporânea sobre a desconstrução das noções coloniais do imaginário em relação aos contextos amazônicos, com ênfase aos povos originários e a urgente necessidade do debate sobre as mudanças climáticas e ambientais que atingem a todos, especialmente os povos-floresta que habitam este território.

“Amazonizar-se” integra as ações de pesquisa realizada pelo Coletivo 50 Graus: Pesquisa e Prática Fotográfica, grupo vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Para a professora Anette Bento, que é a vice-coordenadora do Coletivo e uma das organizadoras da exposição, “o intercâmbio interinstitucional é a garantia eficaz de produção de conhecimento e avanço em discussões tão necessárias como o futuro dos territórios amazônicos. Esta exposição traz um elemento fundamental que é encontrar nos processos artísticos a força de discussões científicas e acadêmicas. Há várias maneiras de produção de conhecimento, a arte é mais uma delas”.

Para o professor Rafael Oliveira, pesquisador do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), vinculado à UnirG, “como membros do grupo de pesquisa da UnirG, nós buscamos por meio desta exposição, trazer para uma galeria de arte o debate que temos nas visitas às aldeias, nas salas de aula e no espaço de formação que é a universidade. É urgente que possamos olhar com mais atenção para povos originários do nosso estado”.

Ao todo, 13 artistas-pesquisadores vinculados à UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) participam da exposição artística por meio de fotografias, videoinstalação e peças manuais.

Esta foi a primeira exposição do acadêmico de Psicologia, Wekumã Javaé. “Este momento foi muito importante para a minha vida e até como futuro psicólogo. Sair da sala de aula e produzir arte me fez ver o mundo com um novo olhar”, frisou.

A exposição artística é gratuita para visitação, tem classificação indicativa livre e permanece aberta até o dia 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

*Texto produzido pelo curso de Jornalismo/UnirG