Pesquisadores retornam à Ilha do Bananal para concluir produção de livro

29 de Junho de 2023

Iny rybè my Ijyky - Alfabeto Javaé Contextualizado é o tema do livro que está em fase de finalização pela equipe do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino”. Os pesquisadores estão, desde a última quarta-feira, 28, na aldeia Kanoano, povo Javaé, localizada na Ilha do Bananal, para realização dos últimos ajustes da obra antes de ser enviada à editora.

Conforme a professora Dra Marcilene Araujo “a construção desse livro é fruto de um intenso trabalho de pesquisa, diálogo e colaboração com o povo Javaé. As relações interculturais estabelecidas entre os pesquisadores envolvidos nesse projeto, aliadas à participação ativa dos próprios indígenas, resultaram em um material cuidadosamente elaborado, que respeita as peculiaridades linguísticas e culturais do povo Iny”.

Nessa visita os pesquisadores fazem o levantamento do material didático e demandas com professores da Escola Indígena Tainá para organização de planejamento de aulas na área da matemática para o segundo semestre de 2023 e estão promovendo uma roda de conversa com os professores sobre saúde mental indígena.

Na oportunidade, está sendo produzido o artesanato “Òrihiỹ” para exposição no evento Amazonizar-se, que será realizado em Palmas, a partir desta sexta-feira,30.

Pelo Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), estiveram presentes: as professoras Dra Marcilene Araujo, Dra Lady Sakay, Me Sofia Mara, Me Daniela Ponciano que acompanharam os acadêmicos bolsistas Wairama Xiwelelori e Keyliane dos Anjo. Participaram também, os voluntários do primeiro período de Medicina, Yana Camargo, Laura Nascimento Barroso, Bianca Carvalho Neves e Fernanda Martins Silva e Sabrina Malheiro Barbosa. As estudantes realizaram visitas domiciliares na aldeia para levantamento nutricional, com monitoramento de  peso, altura e condição alimentar de crianças de 0 a 12 anos.

As ações são parte do cronograma de atividades do Projeto, contemplado no Subprêmio de Educação e Cultura, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e implementado pelos Companheiros das Américas em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do Parceiro Partners, Campus UnirG.