Dia Mundial do Orgulho Autista será celebrado com intervenção artística em Gurupi

15 de Junho de 2023

Neste sábado, 17, estará exposta no Parque Mutuca, em Gurupi, a intervenção artística “De dentro para fora”, a partir das 16h. O evento celebra o Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho), enquanto também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação é promovida pela Casa de Cultura da Universidade de Gurupi – UnirG e contará com a exposição de painéis com tema do autismo, além de experimentações nas áreas de pintura, dança e música.

Os painéis foram produzidos pelo professor e alunos de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UnirG.

“A arte é um instrumento para chamar atenção das pessoas sobre a necessidade de se conhecer os autistas, que muitas vezes são ignorados e até desrespeitados. O objetivo é provocar uma reflexão, para que os visitantes percebam a diversidade das pessoas autistas e a necessidade de inclusão nos diferentes espaços da sociedade”, disse o professor Henrique Viegas.

A gestora da Casa de Cultura da UnirG, Elisângela Duarte, explica que “como a arte é uma ferramenta eficaz para abrir portas para a autoexpressão e o engajamento, foi pensada uma intervenção que facilite experimentações, em especial ao público autista”.

O que é o TEA

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, uma condição com início no período do desenvolvimento do indivíduo.

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR), as características essenciais do TEA são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Nas pessoas com TEA, esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde (SIA) mostram que o Brasil realizou, em 2021, 9,6 milhões de atendimentos em ambulatórios, a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões ao público infantil com até 9 anos de idade.

Uma estatística publicada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, publicados esse ano, revela que 1 a cada 36 crianças americanas, com menos de 8 anos, são autistas.