UnirG é selecionada em chamada pública do MS para apoio ao Programa de Residência em Saúde

14 de Junho de 2023

A Universidade de Gurupi – UnirG está entre as instituições do Norte e Nordeste contempladas no chamamento público para adesão ao eixo Apoio Institucional, no âmbito do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, ofertado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O eixo Apoio Institucional consiste em ações de apoio técnico, pedagógico e institucional para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência, na elaboração de projetos pedagógicos e na condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência em conformidade com as necessidades e capacidades loco-regionais do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações de Apoio Institucional serão desenvolvidas e acompanhadas por Apoiadores Técnicos Loco-Regionais.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, enumera os benefícios da adesão. “Ao tomarmos conhecimento deste apoio institucional, nos empenhamos grandemente para obter êxito no edital. Acreditamos que é uma oportunidade valiosa que não podíamos ficar de fora. O apoio institucional, um dos norteadores do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde nos dará o suporte necessário para criação, reativação ou reestruturação de programas. A finalidade é de que nossos projetos sejam aprovados pela Comissão Nacional de Residência e desta forma, possamos aderir aos editais de concessão de bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o pró-reitor.

Pegoraro relatou ainda que, “contaremos com apoio técnico e pedagógico na elaboração de projetos pedagógicos e na condução de processos administrativos para ampliar o número de programas de residências em saúde e a oferta de bolsas em conformidade com as necessidades e capacidades loco-regionais do Sistema Único de Saúde”, frisou.

O pró-reitor destacou, também, o objetivo da criação de novas residências na UnirG. “Estamos muito contentes pela aprovação, sonhamos com a implantação de novas residências na nossa universidade, dentre elas, Cirurgia Geral, GO, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Anestesiologia, entre outras. Agora estamos mais próximos da concretização desse objetivo”, enfatizou Pegoraro.

Confira a lista das instituições aprovadas, clicando aqui.

Redação: Luciene Marques