Propesq reforça a importância de cadastramento e atualização dos Grupos de Pesquisa na UnirG

07 de Junho de 2023

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi - UnirG orienta a comunidade acadêmica para a formação de um grupo de pesquisa na Instituição, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, “um grupo de pesquisa é uma maneira de pesquisadores se organizarem formalmente para fortalecer a atividade de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Entretanto é importante que essa união de pesquisadores esteja organizada em um grupo de pesquisa cadastrado CNPq”.

Pegoraro expõe as razões para que o grupo de pesquisa tenha o cadastro do Conselho:

- Reconhecimento institucional: O CNPq é uma das principais instituições de fomento à pesquisa no Brasil e seu diretório é amplamente reconhecido e utilizado pela comunidade científica. Ter um grupo de pesquisa cadastrado no diretório do CNPq confere reconhecimento institucional e prestígio à equipe de pesquisa.

- Visibilidade: O diretório do CNPq é uma plataforma que permite que pesquisadores, instituições e agências de fomento encontrem informações sobre grupos de pesquisa ativos no país. Isso aumenta a visibilidade do grupo, facilitando o contato e a colaboração com outros pesquisadores interessados em áreas afins.

-Acesso a recursos: Muitas agências de fomento, tanto públicas quanto privadas, exigem que os grupos de pesquisa estejam cadastrados no diretório do CNPq para que possam se candidatar a financiamentos e bolsas de pesquisa. Estar cadastrado no diretório aumenta as chances de receber recursos para desenvolver projetos científicos.

- Credibilidade: O cadastro no diretório do CNPq demonstra a seriedade e o comprometimento do grupo de pesquisa em relação às atividades científicas. Isso pode ser importante para atrair colaboradores, estudantes, parcerias com outras instituições e até mesmo para obter reconhecimento acadêmico, como a avaliação de cursos de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

- Avaliação e acompanhamento: O CNPq utiliza o cadastro dos grupos de pesquisa para avaliação e acompanhamento da produção científica no país. Essa avaliação é essencial para o direcionamento de recursos e para o monitoramento do progresso científico em diferentes áreas do conhecimento.

Acesse o portal da Propesq para criar grupos de pesquisa:

Para facilitar, a Propesq criou um Fluxograma de orientação, que pode ser acessado aqui.